Negócios

Duratex vê piora em desempenho e deve reduzir investimentos

Período de outubro a dezembro, o lucro líquido consolidado da companhia subiu 28,3 por cento sobre um ano antes


	Receita líquida no mercado interno, o mais representativo para a Duratex, caiu 3,5 por cento no trimestre ante igual período de 2013
 (Divulgação/EXAME.com)

Receita líquida no mercado interno, o mais representativo para a Duratex, caiu 3,5 por cento no trimestre ante igual período de 2013 (Divulgação/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2015 às 10h24.

São Paulo - A empresa de insumos para a construção civil e marcenaria Duratex viu piora nos resultados operacionais do quarto trimestre e previu redução de 34,2 por cento dos investimentos em 2015 na comparação com o ano passado, citando a influência do atual quadro econômico.

No período de outubro a dezembro, o lucro líquido consolidado da companhia subiu 28,3 por cento sobre um ano antes, a 90,19 milhões de reais, beneficiado sobretudo por menor pagamento de impostos.

O lucro líquido recorrente, por sua vez, mostrou queda de 27,4 por cento nas mesmas bases, a 85,72 milhões de reais, na esteira de pior desempenho operacional no período.

A receita líquida no mercado interno, o mais representativo para a Duratex, caiu 3,5 por cento no trimestre ante igual período de 2013.

No mercado externo, contudo, o crescimento de 181,6 por cento na mesma linha conseguiu fazer a empresa registrar aumento de 3,2 por cento nas vendas líquidas totais, a 1,04 bilhão de reais.

Apesar disso, a Duratex viu a geração de caixa medida pelo lucro antes de impostos, depreciação e amortização (Ebitda) cair 14,2 por cento sobre um ano antes, afetada por aumento nos custos dos produtos vendidos e nas despesas com vendas, gerais e administrativas.

Em comentário sobre o desempenho, a companhia afirmou que, em razão do quadro econômico atual, o investimento da ordem de 1,3 bilhão de reais para a construção de duas novas linhas de painéis, em Minas Gerais, encontra-se em revisão.

Para 2015, a companhia previu investimentos de cerca de 400 milhões de reais, patamar próximo ao de 2009, quando foi de 427 milhões de reais, e bem abaixo dos 607,9 milhões de reais investidos no ano passado.

Em apresentação a investidores, a Duratex assinalou que o investimento no ano será limitado à manutenção da operação, também afirmando que terá a redução de custos como foco.

Em dezembro, a companhia encerrou as atividades da planta de louças Jundiaí II, sua unidade mais antiga, redirecionando a produção para a recém-inaugurada planta de Queimados, buscando, com isso, maior eficiência de produção e custos menores.

Proventos

No fechado do ano passado, o lucro líquido da Duratex atribuível ao controlador somou 390,35 milhões de reais, queda expressiva ante os 519,92 milhões registrados em 2013.

Mesmo assim, a companhia também divulgou nesta quinta-feira que seu Conselho de Administração aprovou juros sobre o capital próprio excedentes ao dividendo mínimo obrigatório de 2014, conforme ata da reunião realizada na véspera.

A remuneração terá o valor de 0,065126956 real por ação, com o pagamento realizado em 26 de fevereiro com base na posição acionária do dia 5 de fevereiro.

"Em decorrência desse juro sobre o capital próprio adicional de 10 por cento, os proventos líquidos declarados pela companhia representarão 40 por cento do lucro líquido ajustado do exercício de 2014", disse a companhia.

O Conselho da Duratex autorizou ainda programa de recompra de até 23 milhões de ações ordinárias no período de 6 de fevereiro deste ano a 5 de fevereiro de 2016 para manutenção em tesouraria, cancelamento ou recolocação no mercado.

Às 10h45, as ações da companhia subiam 2,06 por cento, enquanto o Ibovespa recuava 0,36 por cento.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasMadeiraItaúsaDuratexInvestimentos de empresasConstrução civil

Mais de Negócios

'O fim da taxa das blusinhas é a destruição do varejo nacional', diz fundador da Havan

Taxa da blusinha: ‘É uma grande vitória para o consumidor’, diz CEO da Shein no Brasil

Fim da 'taxa das blusinhas' vai custar empregos no varejo brasileiro, diz CEO da Dafiti

Este biólogo vai faturar milhões com aparelho que promete acabar com incêndios florestais