Funcionária do Dunkin’ Donuts serve um copo de ché em uma loja da rede em Manhattan, Nova York (Craig Warga/Bloomberg)
Da Redação
Publicado em 3 de novembro de 2014 às 20h56.
A Starbucks não é a única rede de cafeterias a oferecer novas opções de bebidas para as férias.
A partir de hoje, a Dunkin’ Donuts venderá lattes com sabor de biscoito doce e de canela, duas novidades deste ano, disse John Costello, presidente de marketing global e inovação da Dunkin’ Brands Group, com sede em Canton, Massachusetts.
“Nossos clientes adoram a união entre o tradicional e o novo”, disse Costello em entrevista. “Eu diria que nossa estratégia consiste em dar um toque diferente ao que já é conhecido”.
Os clientes da Starbucks nos EUA terão que esperar até 12 de novembro para experimentar a nova bebida: o latte com praliné de castanha.
A bebida demorou três anos para ser criada e é a primeira novidade lançada pela rede em cinco anos entre as opções especiais para as férias nos EUA e no Canadá.
Neste ano, a companhia também está relançando o moca com pimenta e o café com caramelo brulée. As filiais da região Noroeste Pacífico também vão oferecer latte de gemada, disse Linda Mills, porta-voz.
As férias são um período importante para as empresas que vendem café nos EUA: elas tentam atrair os clientes para uma parada rápida de reabastecimento e, quem sabe, conseguir que eles comprem também um vale-presente.
No ano passado, 27 por cento da receita da Dunkin’ Donuts nos EUA foram originados no quarto trimestre.
A Starbucks, com sede em Seattle, disse que a linha de produtos das férias de 2013 ajudou a aumentar em 12 por cento a receita nos três meses até dezembro.
As novidades de ambas as redes são gulodices. Um latte de biscoito tamanho médio da Dunkin’, feito com leite integral, tem 340 calorias; um latte de caramelo tamanho médio da Starbucks, feito com 2 por cento de leite, tem 430 calorias.
Um latte com praliné de castanha tamanho pequeno tem 270 calorias.
Ameaça on-line
A recente temporada de férias foi mais desafiadora para as cafeterias e os restaurantes de comida rápida, pois é cada vez mais comum que os clientes troquem as idas ao shopping pela praticidade de fazer as compras on-line.
No ano passado, a Starbucks observou um crescimento “mais suave” do tráfego em dezembro, pois os clientes preferiram a internet em detrimento das lojas físicas.
“As pessoas estão comprando cada vez mais pela internet, mas elas continuam indo às lojas”, disse Costello, da Dunkin'. “Os clientes estão claramente em um estado de humor cauteloso, mas eles também querem ter as melhores férias possíveis”.