Amancio Ortega é o homem mais rico da Europa (Foto/Divulgação)
EFE
Publicado em 4 de julho de 2017 às 13h16.
Genebra - Fundador do grupo Inditex, que detém marcas como a rede de lojas Zara, o espanhol Amancio Ortega é o homem mais rico da Europa, segundo a classificação da revista econômica "Bilan" divulgada nesta terça-feira e na qual o brasileiro Jorge Paulo Lemann aparece em nono.
Ortega tem uma fortuna estimada em 73,089 bilhões de euros, segundo a publicação, que afirma que a riqueza acumulada das cem pessoas com os maiores patrimônios no Velho Continente aumentou 19% em comparação com a lista de 2016.
Em segundo lugar aparece o francês Bernard Arnault, proprietário do conglomerado de moda de luxo LVMH, que subiu três posições e possui uma fortuna de 46,588 bilhões de euros, um aumento de 70% em relação ao ano passado. Este aumento se deve, sobretudo, à grande valorização das ações das suas participações na LVMH e na Hermès, segundo a "Bilan".
Em terceiro lugar está a família Kamprad, fundadora da gigante sueca de móveis Ikea, com um patrimônio de 39,554 bilhões de euros, 15% a mais que em 2016, e em quarto aparece a herdeira do grupo francês de produtos cosméticos L'Oréal, Liliane Bettencourt, com 36,549 bilhões de euros.
O brasileiro Jorge Paulo Lemann, do grupo 3GCapital e que vive na Suíça, é o nono colocado, com 26.765 milhões de euros.
A lista é dominada por alemães que controlam ou têm participação em empresas como as automobilísticas BMW e Porsche, a de consumo Henkel e as de supermercados Aldi e Lidl, assim como por multimilionários russos nos setores de matérias-primas e aço.
A Alemanha lidera o ranking por países com 27 representantes, seguida pela Rússia, com 16, a França, com 14, e a Itália, com 10.