EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
Os credores da Varig receberam, nesta quarta-feira (26/4), uma proposta oficial de compra da companhia feita pelo consultor Jaime Toscano, que representa um grupo - ainda não identificado - de investidores interessados na companhia aérea. Eles ofereceram pagar 1,8 bilhão de dólares pela companhia aérea. Os detalhes da proposta serão analisados em assembléia, marcada para a próxima terça-feira (2/5).
Além da Varig, a oferta prevê a aquisição da Rio Sul e Nordeste, que também fazem parte do grupo. A proposta inclui a emissão de debêntures conversíveis em ações das três companhias, que funcionariam como garantias para o financiamento a ser aportado, além dos ativos.
Caso os credores aprovem a proposta, serão feitos aportes de recursos para capital de giro em até 30 dias após a assinatura do memorando de entendimento, no valor de 500 milhões de dólares, além de 1,390 bilhão, divididos em três parcelas para pagamento aos credores e funcionários da Varig. Uma auditoria nas empresas será feita em paralelo à injeção de recursos.
Após a auditoria ("due dilligence"), que deverá ocorrer no prazo máximo de 180 dias, os investidores poderão fazer a opção para assumirem o controle da Varig, Rio Sul e Nordeste. Em caso negativo, os recursos aportados até então permanecerão como financiamento às empresas. O projeto estabelece, ainda, que enquanto durar o financiamento, previsto para 15 anos, essas três empresas serão administradas em regime de co-gestão.
Com informações da Agência Brasil.