O Hongguang, da Wuling, joint-venture da General Motors na China, é o mais vendido do país (Wuling GM/Divulgação)
Juliana Estigarribia
Publicado em 6 de outubro de 2019 às 08h00.
Última atualização em 6 de outubro de 2019 às 08h00.
Quando se fala em China, toda e qualquer comparação acaba injusta. E no setor automotivo não é diferente: as vendas de veículos no país asiático superam, e muito, as dos Estados Unidos, segundo maior mercado do mundo. A China emplacou aproximadamente 23 milhões de veículos no ano passado - dez vezes mais do que o Brasil. Os americanos venderam 17 milhões de unidades no período.
Todo mundo quer sua fatia nesse bolo e, apesar do potencial enorme, a disputa é extremamente acirrada. Em uma batalha de gigantes, a General Motors e a Volkswagen estão na frente. Com suas parcerias e operações locais, as montadoras têm uma parcela importante do mercado chinês - e dos dez mais vendidos do país.
O líder de vendas da China é o Hongguang, da Wuling. A montadora é uma joint-venture entre General Motors e a chinesa SAIC. Em 2018, foram emplacadas 535 mil unidades do modelo. O segundo mais vendido no ano foi o Sylphy, da Nissan, com 481 mil unidades.
No acumulado de 2019, entretanto, a briga está mais acirrada e o Volkswagen Lavida subiu posições, mas com três meses para fechar o ano, tudo pode mudar.
Confira os dez modelos mais vendidos da China:
10º - Elantra, da Hyundai
9º - Excelle GT, da Buick (GM)