Negócios

Confab tem lucro 121% maior no trimestre e surpreende

Apesar do desaquecimento econômico, companhia apresenta fortes resultados

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A desaceleração econômica nos últimos meses não teve tanto impacto aparente nas operações da fabricante de tubos de aço e equipamentos industriais Confab. A empresa apresentou resultados referentes ao quarto trimestre de 2008 acima das expectativas, com lucro líquido de 248 milhões de reais, uma alta de 121% frente ao mesmo período do ano anterior.

 

O mercado responde positivamente aos números nesta sessão. Impulsionadas também pelo clima mais ameno do dia, as ações da empresa eram negociadas a 4,18 reais, alta de 3,20% às 15h59.

 

“A Confab apresentou um resultado operacional robusto, mantendo o nível de utilização da sua capacidade instalada elevado, a despeito da desaceleração econômica no quarto trimestre”, afirmou a corretora Ativa.

 

A corretora destacou também o forte avanço de 42% da receita em relação ao terceiro trimestre, impulsionado pela depreciação do real frente ao dólar, já que 65% das vendas de tubos foram direcionadas ao mercado externo.

 

Perspectiva de desaquecimento

 

Na avaliação da Ativa, a empresa deve começar a sofrer os efeitos da crise no segundo semestre deste ano. A estabilidade no nível de sua carteira de pedidos indicaria encomendas suficientes para mais dois trimestres de atividade industrial.

 

“Como não há perspectivas de entrada de encomendas significativas na carteira no curto prazo, espera-se que a empresa reduza seu nível de atividade no segundo semestre, auferindo menos receitas e pressionando margens”, ressaltou.

 

A perspectiva dos analistas vai de acordo com a visão da empresa de que a demanda por tubos se reduzirá durante 2009, com os pedidos de equipamentos resistindo melhor à crise.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

S&P 500: empresa de ex-sócio de Elon Musk é a melhor ação de 2024; veja quanto rendeu

Como o Sebrae impulsiona o empreendedorismo feminino no Brasil

Sucesso nos anos 1980, Nestlé relança Chocolate Surpresa

Maior distribuidora de quadrinhos do mundo entra em recuperação judicial