Como se faz o perfume Malbec, do Boticário
A ideia surgiu em vinícolas no Chile e trouxe elementos do universo dos vinhos para o perfume
Karin Salomão
Publicado em 31 de julho de 2015 às 10h54.
Última atualização em 29 de julho de 2019 às 19h36.
São Paulo - O Malbec é o perfume mais vendido de O Boticário . É também o único no mundo que utiliza álcool vínico em sua produção, obtido pela fermentação de uvas. Normalmente, perfumes utilizam álcool etílico. Com a versão obtida da uva, o perfume recebe um aroma especial. O álcool é inclusive preparado em barris de carvalho francês, o mesma que produz os melhores vinhos do mundo. Confira nas imagens o passo a passo da fabricação do Malbec, de O Boticário.
A ideia para criação de Malbec nasceu durante uma visita do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a uma vinícola na região de Santiago (Chile). Durante um passeio, Krigsner percebeu as várias semelhanças entre os universos do vinho e da perfumaria. De volta ao Brasil, convidou as equipes de marketing e desenvolvimento de produtos para criar uma fragrância masculina que remetesse ao universo dos vinhos.
O briefing para a criação do novo desodorante colônia masculina foi apresentado a algumas casas de fragrâncias, sendo que a IFF ganhou a concorrência e trabalhou na elaboração do perfume, junto com a equipe de marketing e de avaliação de aromas de O Boticário. Os estudos para desenvolvimento duraram cerca de um ano. Durante esse tempo, as equipes visitaram vinícolas e fizeram degustações acompanhadas de enólogos para escolher o vinho que serviria de referência olfativa para o projeto.
Optaram pelo Malbec pela sua riqueza olfativa, com potencial para ser reproduzido em um perfume. Segundo a empresa, tanto o vinho quanto o perfume tem “notas de ameixa, de especiarias e de madeira”. Todo perfume tem álcool em sua composição. No caso do Malbec, o ingrediente usado é o álcool vínico, obtido pela destilação e retificação de vinho ou derivados da fermentação da uva. Na perfumaria, esse uso era até então inédito e garantiu patente a O Boticário.
Escolhido o vinho, foi necessário também definir a madeira que seria usada nas barricas nas quais seria macerado o álcool vínico. Entre as opções, foi escolhida a barrica de carvalho francês – a mesma em que são fabricados os melhores vinhos do mundo. Elas foram adaptadas especialmente para a marca em 2004, ano do lançamento da fragrância.
Para compor a combinação dos aromas, foi utilizada também a técnica de headspace nas caves de algumas importantes vinícolas produtoras do vinho Malbec na Argentina. Caves é o local onde os barris são armazenados nas vinícolas. A técnica é baseada no uso de equipamentos sofisticados para identificação dos componentes de um cheiro, sem interferir no ambiente, objeto ou planta na qual ele está sendo utilizado. Depois que o odor é captado, ele pode ser reproduzido em laboratório.
A equipe de desenvolvimento da fragrância, que incluía a equipe de marketing e outros avaliadores, recebeu os primeiros estudos da essência que daria origem ao Malbec. Para a primeira etapa, foram avaliadas mais de 30 ideias.
A avaliação inclui também a análise do desempenho das fragrâncias na pele. Com base nesses resultados, a equipe de marketing e a diretoria de O Boticário decidiram qual seria a fragrância de Malbec. “Queríamos um perfume que lembrasse o universo do vinho, que agradasse os homens, mas, claro, que não cheirasse a vinho”, conta o coordenador do Núcleo de Avaliação de Fragrâncias do Grupo, Cesar Veiga.
O Boticário possui duas fábricas, em São José dos Pinhais (PR) e em Camaçari (BA), que produzem o perfume. A primeira etapa da produção consiste na separação e pesagem das matérias-primas sólidas e líquidas de pequenas quantidades.
O principal diferencial de Malbec é o uso do álcool vínico, macerado em barris de carvalho francês. Essa matéria-prima especial é produzida na região de São Roque, São Paulo. A maceração, no universo dos perfumes, é o processo no qual o ingrediente fica em repouso até obter a qualidade olfativa desejada. O tempo de maceração é um segredo industrial do Grupo Boticário, preservado por patente. No caso de Malbec, são duas etapas de maceração – uma do álcool vínico nos barris – para que o líquido ganha a tonalidade da madeira o aroma do carvalho – e uma segunda do produto acabado, nos tonéis de inox.
As matérias-primas, como a essência fabricada em laboratório, são colocadas em tanques de inox com capacidade de 2,5 mil ou 5 mil litros. A água e o álcool vínico previamente macerado nas barricas são adicionados aos tanques por uma tubulação e agitados por cerca de 20 minutos até que o conteúdo fique homogêneo.
Depois de um período de descanso, denominado maceração do produto final em barris de inox, o conteúdo é filtrado para eliminar qualquer resíduo que não tenha sido dissolvido completamente.
Antes do envase, uma amostra da fragrância é separada e enviada para teste. Nesta etapa, os técnicos avaliam odor, cor e aspecto do conteúdo, comparando-o com uma amostra padrão. Depois que o lote é aprovado, o tanque recebe um selo e é encaminhado para o envase.
A fábrica do Grupo Boticário no Paraná opera em modelo vertical. A produção dos perfumes é feita no segundo andar e o envase, no primeiro. Assim, o Malbec pronto é transportado pela gravidade para as linhas de embalagem, economizando energia.
Aqui é possível ver parte do envase do perfume Malbec. Os frascos já receberam o conteúdo e a impressão da marca do produto.
Depois de envasados e embalados, os frascos são colocados em caixas maiores e guardados nos armazéns anexos às fábricas, aguardando o envio para os Centros de Distribuição. Ao todo, os dois armazéns têm capacidade de armazenagem de quase 120 mil posições-pallet.
Quando um dos franqueados faz um pedido para abastecer a loja, as caixas são enviadas dos armazéns para um dos Centros de Distribuição do Grupo Boticário, em Registro (SP) (foto) ou em São Gonçalo dos Campos (BA).
Assim como no mundo dos vinhos, Malbec teve safras especiais ao longo dos seus 11 anos de história. Foi o caso de Malbec Grand Reserva, lançado em agosto de 2008 em edição limitada e numerada. Foram produzidos frascos a partir do álcool vínico macerado por 4 anos em barris de carvalho, desde 2004, ano de lançamento. Em 2012, uma nova edição exclusiva foi lançada para o Dia dos Pais, a partir da maceração por 8 anos do álcool vínico.
Até 2014, quando Malbec comemorou 10 anos, já haviam sido vendidos mais de 26 milhões de unidades da fragrância regular. Malbec é o produto mais vendido no portfólio de O Boticário hoje. O produto também é vendido nos demais países em que O Boticário tem operação, como Portugal e Colômbia.
Mais lidas
Mais de Negócios
Empresa cresce num mercado bilionário que poupa até 50% o custo com aluguelComo esta administradora independente já vendeu R$ 1 bilhão em consórciosDe food truck a 130 restaurantes: como dois catarinenses vão fazer R$ 40 milhões com comida mexicanaPeugeot: dinastia centenária de automóveis escolhe sucessor; saiba quem é