Como as montadoras estão chegando ao Salão de Detroit 2013
Uma das principais feiras do setor automobilístico começa nesta semana e servirá de vitrine para os negócios das companhias no mundo
Daniela Barbosa
Publicado em 13 de janeiro de 2013 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h47.
Para recuperar o mercado que vem perdendo principalmente no mercado americano, a General Motors resolveu investir em um dos principais mercados de sua atuação nos Estados Unidos: o de picapes. A montadora pretende apresentar novas versões dos modelos Silverado e GMC Sierra no Salão de Detroit. Segundo a GM, os modelos terão tecnologia convencional, mas com ganho de economia de combustível. Em recente entrevista ao jornal Wall Street Journal, Dan Akerson afirmou que as novidades são as mais importantes das últimas décadas, “pois vai permitir que a GM recupere cotas de mercado nos Estados Unidos”.
A Acura, divisão de luxo da Honda , vai apresentar em Detroit uma nova versão do modelo MDX - o mais vendido do segmento pela montadora japonesa no mundo. Com um novo visual, a companhia afirmou que trata-se de uma versão mais atraente e que deve melhorar a eficiência global da montadora no mundo. Lançado em 2001, o MDX fez com que a Honda se destacasse no segmento de crossover de luxo em todo o mundo.
Embora seja europeia, a Audi mira suas forças para outras regiões e vai apresentar no Salão de Detroit um modelo desenvolvido especialmente para atender os mercados da China, Canadá, Brasil e Estados Unidos. A nova versão do SQ5 deve chegar ao Brasil ainda neste ano e impulsionar as vendas da montadora alemã em todo o mundo.
Pensando no meio ambiente, a Nissan vai lançar no Salão de Detroit a versão 2013 do Leaf - o modelo elétrico da companhia. Além do Japão, a montadora asiática quer também produzir o modelo em sua fábrica nos Estados Unidos para atender o mercado local.
A Mercedes-Benz deve apresentar no Salão de Detroit a renovação da família Classe E. O lançamento visa tornar a montadora mais competitiva no segmento de sedan diante, principalmente, das montadoras BMW e Audi.
A Hyundai deve lançar no Salão de Detroit um novo modelo para o segmento de sedans, batizado de HCD-14.
Embora a companhia não tenha divulgado nada sobre quando a produção do modelo pode começar, especialistas desse mercado no exterior acreditam que o modelo seja o possível sucessor do Genesis - um dos principais do segmento de sedans da companhia.
Embora a companhia não tenha divulgado nada sobre quando a produção do modelo pode começar, especialistas desse mercado no exterior acreditam que o modelo seja o possível sucessor do Genesis - um dos principais do segmento de sedans da companhia.