Como as cores de um escritório podem transformar o ambiente
Pesquisa aponta que, para 60% dos brasileiros, as cores do local de trabalho têm impacto na motivação. Veja como elas podem fazer a diferença, segundo a Tintas Coral
Luísa Melo
Publicado em 14 de outubro de 2014 às 09h27.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h01.
De acordo com a Tintas Coral, a cor azul transmite calma, tranquilidade e alegria. Além disso, tons mais claros de azul remetem ao céu, o que aumentaria a sensação de amplitude e liberdade criativa.
Semelhante ao azul, o verde remete à tranquilidade e equilíbrio e ainda estimula as habilidades de leitura, segundo a Tintas Coral. De acordo com a empresa, por despertar esses sentimentos, a cor é muito usada na área da saúde.
Tons rosados e avermelhados são propícios para estimular a concentração e a atenção aos detalhes, segundo a Tintas Coral. Eles são indicados para áreas financeiras, por exemplo. O tom vermelho-rubi seria o ideal para forçar a memória. Não à toa, a cor é relacionada a força, energia, liderança e poder.
Na pesquisa feita pela Redshift Research, 27% dos entrevistados disse associar a cor amarela ao sucesso. Além disso, ela é capaz de estimular a produção de serotonina, neurotransmissor que melhora o humor. Segundo a Tintas Coral, seria o tom ideal para salas de reunião. Em paredes, ele seria capaz de trazer energia e vivacidade ao ambiente.
Pintar uma parede de verde escuro para obter efeito de lousa, de acordo com a Tintas Coral, pode estimular a comunicação e a criatividade no escritório, já que aquele espaço ganhará a função de mural de ideias, recados e compromissos. A cor também estaria associada à ousadia e a força, o que poderia ser usado para criar um ponto de foco no ambiente.