Como as cores de um escritório podem transformar o ambiente
Pesquisa aponta que, para 60% dos brasileiros, as cores do local de trabalho têm impacto na motivação. Veja como elas podem fazer a diferença, segundo a Tintas Coral
Um tom para cada clima (Stock.xchng)
Luísa Melo
Publicado em 14 de outubro de 2014 às 09h27.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h01.
São Paulo - As cores usadas em paredes e objetos de um escritório não têm função apenas decorativa. Elas podem influenciar o humor e a produtividade das equipes. Pelo menos é isso o que indica um estudo realizado pela Redshift Research. Segundo o material, encomendado pela AkzoNobel, empresa dona das Tintas Coral, a maioria (60%) dos entrevistados brasileiros acredita que as cores do ambiente impactam sua motivação no trabalho. O estudo ouviu 5.667 pessoas em oito países, sendo 518 no Brasil, em setembro do ano passado. Por aqui, 56% dos respondentes disseram que têm a performance e concentração afetadas pelas cores e 69% concordaram que elas podem mexer com o seu humor. Além disso, 65% dos brasileiros disseram que se sentiriam mais felizes se pudessem escolher as cores dos lugares que frequentam e 41% deles revelaram que ficariam "extremamente felizes" se tivessem a opção de decorar o escritório onde trabalham com seus tons preferidos. Com base nesses dados e na experiência com clientes, a Tintas Coral elaborou um guia de como as empresas podem usar algumas cores a seu favor. Confira nas fotos:
2. Azul: para um ambiente calmo, criativo e alegrezoom_out_map
2/7(Corbis/Latinstock)
De acordo com a Tintas Coral, a cor azul transmite calma, tranquilidade e alegria. Além disso, tons mais claros de azul remetem ao céu, o que aumentaria a sensação de amplitude e liberdade criativa.
3. Verde: para ter tranquilidade e equilíbriozoom_out_map
3/7(Divulgação)
Semelhante ao azul, o verde remete à tranquilidade e equilíbrio e ainda estimula as habilidades de leitura, segundo a Tintas Coral. De acordo com a empresa, por despertar esses sentimentos, a cor é muito usada na área da saúde.
4. Vermelho e rosa: para estimular a concentraçãozoom_out_map
4/7(Divulgação)
Tons rosados e avermelhados são propícios para estimular a concentração e a atenção aos detalhes, segundo a Tintas Coral. Eles são indicados para áreas financeiras, por exemplo. O tom vermelho-rubi seria o ideal para forçar a memória. Não à toa, a cor é relacionada a força, energia, liderança e poder.
5. Amarelo: para deixar o humor lá em cimazoom_out_map
5/7(Omar Paixão / VOCÊ RH)
Na pesquisa feita pela Redshift Research, 27% dos entrevistados disse associar a cor amarela ao sucesso. Além disso, ela é capaz de estimular a produção de serotonina, neurotransmissor que melhora o humor. Segundo a Tintas Coral, seria o tom ideal para salas de reunião. Em paredes, ele seria capaz de trazer energia e vivacidade ao ambiente.
6. Verde efeito lousa: para facilitar a comunicaçãozoom_out_map
6/7(Getty Images)
Pintar uma parede de verde escuro para obter efeito de lousa, de acordo com a Tintas Coral, pode estimular a comunicação e a criatividade no escritório, já que aquele espaço ganhará a função de mural de ideias, recados e compromissos. A cor também estaria associada à ousadia e a força, o que poderia ser usado para criar um ponto de foco no ambiente.
7. Agora conheça 5 empresas que dão férias ilimitadas aos funcionárioszoom_out_map
Ernest Garcia II é dono da DriveTime, a quarta mais varejista de carros usados, e o maior acionista da Carvana, considerada a Amazon dos carros, nos Estados Unidos
O empreendedor mineiro Rodrigo Abreu fundou a UP2Tech em 2014, enfrentou crises e cresceu. A empresa projeta faturar R$ 500 milhões em 2024, com destaque em e-commerce, games e tecnologia para pecuária