Dólar: pela primeira vez na história, cotação de 6 reais (Oleg Golovnev/EyeEm/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 3 de dezembro de 2025 às 14h36.
Com um histórico de crescimento consistente, a SharkNinja se posiciona hoje como uma das empresas mais bem-sucedidas no segmento de eletrodomésticos de consumo.
Prestes a ultrapassar a marca de US$ 6 bilhões em receita anual, a empresa que ficou famosa por produtos virais como a sorveteira Ninja Creami e robôs de limpeza com esvaziamento automático revela como estratégia financeira baseada em inovação constante pode ser um caminho seguro para longevidade e rentabilidade no mercado.
Fundada há mais de três décadas e listada em bolsa, a SharkNinja adota uma abordagem centrada em crescimento orgânico, diversificação de portfólio e fortalecimento de marca. Tudo isso com um motor bem definido: a inovação como ativo financeiro.
A SharkNinja não apenas acompanha o mercado, ela o cria. Com lançamentos constantes de produtos de apelo direto ao consumidor, a empresa vem gerando uma recorrência de receita baseada em sucessos comerciais escaláveis.
A sorveteira Ninja Creami, por exemplo, virou febre nas redes sociais, com adolescentes e adultos promovendo a experiência de forma orgânica, criando demanda e impulsionando vendas em larga escala.
Esse modelo reduz custos com aquisição de cliente (CAC) e melhora margem operacional, tornando a base de produtos da SharkNinja altamente lucrativa. A diversificação entre segmentos cozinha, limpeza, beleza, garante distribuição de risco e fortalece a estabilidade da receita mesmo diante de sazonalidades.
Ciente de que inovação exige base técnica e criativa, a SharkNinja estabeleceu desde 2012 um programa de estágios e cooperação universitária que já alcança mais de 100 instituições de ensino superior. Desde 2022, mais de 850 estudantes do ensino médio também participaram de mentorias, projetos práticos e eventos comunitários.
Essa atuação é parte da estratégia de capital humano, vista como fundamental para sustentar o pipeline de inovação. Na prática, a empresa forma — e identifica — os próximos talentos que poderão entregar resultados financeiros tangíveis por meio de novos produtos e melhorias operacionais.
O portfólio de produtos virais da SharkNinja é fruto de um sistema estruturado de inovação, onde boas ideias são avaliadas com base em potencial de mercado, custo de desenvolvimento e retorno esperado. A empresa já testou projetos como máquinas de fórmula infantil automatizadas e robôs de limpeza com sensores que respeitam animais domésticos — exemplos de como criatividade pode ser guiada por lógica financeira.
Esse modelo permite à SharkNinja não apenas lançar produtos de sucesso, mas manter uma linha de inovação contínua com controle de risco, o que reforça a percepção de estabilidade e previsibilidade por parte dos acionistas.
O valor de mercado bilionário da SharkNinja não é resultado apenas da criatividade de seus engenheiros ou da viralização de seus produtos. É fruto de um trabalho rigoroso de integração entre áreas técnicas e financeiras, com foco em crescimento sustentável, margem saudável e geração de caixa.
Para quem atua em finanças corporativas, o caso SharkNinja é um estudo de como alinhar estratégia de produto com resultados econômicos, como calcular o retorno de investimentos em inovação e como transformar criatividade em vantagem competitiva real.
Não é raro ouvir histórias de empresas que faliram por erros de gestão financeira. Foi de olho nisso que EXAME e Saint Paul decidiram liberar (com exclusividade e por tempo limitado) mais uma edição do Pré-MBA em Finanças Corporativas.
O treinamento é voltado para quem deseja aprimorar a gestão financeira e se destacar num mercado cada vez mais competitivo. Por isso, ao longo de quatro aulas virtuais, os participantes terão acesso a um conteúdo robusto, que inclui temas como análise financeira, planejamento estratégico e gestão de riscos.
Veja, abaixo, motivos para não ficar de fora dessa oportunidade imperdível.
EU QUERO PARTICIPAR DE TREINAMENTO VIRTUAL COM CERTIFICADO SOBRE FINANÇAS