Comitê da Dell busca informações com Icahn e Southeastern
Na semana passada, Icahn e a Southeastern Asset Management fizeram uma oferta de US$ 12 em dinheiro por ação ou ação adicional aos investidores existentes
Da Redação
Publicado em 13 de maio de 2013 às 18h43.
Nova York - O comitê especial do Conselho de Administração da Dell solicitou ao investidor Carl Icahn nesta segunda-feira detalhes sobre seu plano para adquirir a fabricante de computadores, incluindo como ele pretende financiar um pagamento em dinheiro a acionistas e quem administrará a companhia caso o grupo de diretores que ele favorece seja instalado.
Na semana passada, Icahn e a Southeastern Asset Management fizeram uma oferta de 12 dólares em dinheiro por ação ou ação adicional aos investidores existentes como uma alternativa à proposta de 24,4 bilhões de dólares colocada por Michael Dell para fechar o capital da empresa.
O investidor bilionário alertou também que vai apresentar seu próprio grupo de candidatos ao Conselho de Administração se acionistas aprovarem a oferta do fundador da Dell.
O plano de Icahn assume que apenas 80 % dos acionistas da empresa escolherão um pagamento em dinheiro, o que significa desembolso máximo de 16,8 bilhões de dólares.
Michael Dell e grandes acionistas como a Southeastern e Icahn estão travando uma batalha sobre o futuro da terceira maior fabricante de PCs do mundo, outrora um personagem importante da indústria de tecnologia, mas que hoje enfrenta dificuldades para evoluir num momento em que consumidores adotam smartphones e tablets.
Michael Dell e a empresa de private equity Silver Lake querem fechar o capital da empresa por 13,65 dólares por ação, mas acionistas incluindo a Southeastern e o T. Rowe Price queixaram-se de que o valor atribuído pela oferta à companhia é baixo.
Em vez disso, Icahn e a Southeastern, dois dos maiores investidores da Dell, propuseram pagar a acionistas 12 dólares em dinheiro por cada ação que detêm, além de permiti-los manter seus papéis.