Negócios

Com Ômicron, laboratórios correm risco de ficar sem testes de covid-19

Orientação da associação do setor é paralisar os testes em pessoas assintomáticas, com sintomas leves e pessoas que tiveram contato com quem está com a doença

Teste de covid: Laboratórios correm risco de ficar sem exames devido á alta procura (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Teste de covid: Laboratórios correm risco de ficar sem exames devido á alta procura (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mariana Desidério

Mariana Desidério

Publicado em 12 de janeiro de 2022 às 15h36.

Última atualização em 12 de janeiro de 2022 às 17h07.

O avanço da variante Ômicron está levando à escassez de testes de covid-19 nos laboratórios do país, com risco de falta de testes, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).

A pandemia mexeu com a saúde mental dos brasileiros, mas é possível dar a volta por cima. Descubra como.

Em comunicado, a entidade diz que a nova variante causou aumento exponencial de casos, o que vem demandando aumento da capacidade produtiva global de testes. “Se os estoques não forem recompostos rapidamente, poderá ocorrer a falta de oferta de exames”, diz a entidade.

"Quando avaliamos as notícias que vêm de outros países, de que eles já estão sem insumos, é certo que o problema chegará ao Brasil", disse o presidente do Conselho de
Administração da Abramed, Wilson Shcolnik, em comunicado.

A associação vai orientar seus membros a priorizar a realização de testes para pacientes com sintomas mais graves, pacientes hospitalizados e cirúrgicos, pessoas no grupo de risco, trabalhadores assistenciais da área da saúde, e colaboradores de serviços essenciais.

A orientação é paralisar os testes em pessoas assintomáticas, com sintomas leves e pessoas que tiveram contato com quem está com a doença.

Positivos nas farmácias

Dados da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) mostram que a as farmácias brasileiras registraram uma explosão no número de testes positivos da covid-19 no intervalo de 27 de dezembro a 2 de janeiro. O volume de casos quadruplicou em relação à semana anterior. O percentual de diagnósticos do coronavírus sobre o total de atendimentos também teve um salto e foi o maior desde a implementação do serviço, em abril de 2020.

Foram realizados 283.763 testes nas farmácias associadas entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro, número 50% superior aos 188.545 atendimentos ocorridos de 20 a 26 de dezembro. Já o volume de resultados positivos pulou de 22.283 (11,8% do total) para 94.540 (33,3%). No caso de Rio de Janeiro e São Paulo, os positivos correspondem a 49% e 46% do total de testes realizados, respectivamente.

Restrições em São Paulo

Após número de internados dobrar no estado, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recomendou que eventos esportivos, musicais e festas no estado operem com 70% do público. A medida foi anunciada em entrevista coletiva nesta quarta-feira e, segundo o tucano, visa evitar a disseminação do coronavírus no estado.

Segundo dados da secretaria de saúde, o total de internados em enfermarias no estado subiu de 1.712 no dia 29 de dezembro para 3.413 no dia 11 de janeiro. Já o total de pacientes internados em leitos de UTI subiu 58% no mesmo período, indo de 1.096 para 1.727. Ainda na segunda-feira, 10, o estado teve uma média móvel de 2,4 mil novos casos de covid, um aumento de 5.746% em relação a duas semanas atrás.

A recomendação para restrição do público vale também para as festas que devem ocorrer no carnaval. No entanto, a decisão final sobre qualquer medida é de prefeitos.

Doria também anunciou a compra de 2 milhões de testes rápidos de Covid-19 que serão distribuídos para 645 municípios, de acordo com pactuação com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems). A pasta estadual também encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde nesta terça-feira solicitando o envio de mais 2,5 milhões de testes extras para a distribuição às prefeituras.

 

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusLaboratórios

Mais de Negócios

Com fritadeira elétrica, Shopee bate recorde de vendas no "esquenta" da Black Friday

Com linha de dermocosméticos para pele negra, ela quer empoderar mulheres por meio da beleza

“Disneylândia do Palmito” reúne gastronomia, turismo e lazer no interior paulista

Changan anuncia investimento de US$ 6,9 Bilhões em soluções de mobilidade e tecnologia