Negócios

Coca Cola compra fabricante de bebidas energéticas e isotônicas

Com a Fuze Beverage, a empresa busca competir com a Pepsi em um dos mercados em mais forte expansão no mundo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Coca Cola adquiriu a Fuze Beverage, popular fabricante de sucos enriquecidos de vitaminas, chás e bebidas energéticas. Com a manobra, a companhia espera aumentar a sua oferta em um dos mercados que mais crescem na indústria de bebidas.

Os termos do acordo não foram divulgados pela Coca Cola, mas a newsletter especializada do setor Bevarage Digest acredita que foram pagos entre 225 milhões e 250 milhões de dólares. A compra inclui todas as linhas de bebidas da Fuze, famosa pelas bebidas energéticas e isotônicos.

Apesar de pequeno, o acordo é significativo para a Coca, que ficou atrás da rival Pepsi nessa categoria do mercado de bebidas. Preocupados com a perda de vendas para os concorrentes, investidores já criticaram a ausência de uma linha de bebidas sem gás na empresa, segundo o americano The Wall Street Journal. Mesmo as empresas engarrafadoras que prestam serviço à Coca Cola buscaram aumentar suas ofertas com outras companhias menores especializadas na fabricação de chás gelados e cafés prontos.

A Fuze apresentou um volume de crescimento de cerca de 45% em 2006, com vendas entre 11 milhões e 12 milhões de caixas, enquanto a Coca Cola vendeu 5,5 bilhões de caixas na América do Norte em 2005, de acordo com a Beverage Digest. Cada caixa considerada pelo veículo corresponde à 24 unidades de bebida. "Acreditamos que as marcas da Fuze serão um forte complemento para o nosso portfólio", disse, Sandy Douglas, presidente dos negócios da Coca na América do Norte.

A Fuze deve operar como uma entidade independente da Coca Cola.O acordo deve ser fechado ainda no primeiro trimestre e ainda está sujeito à aprovação de órgãos regulatórios.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Com BYD e Huawei, cresce presença de marcas chinesas em Dubai

Booking.com é multado em R$ 2,5 bi por práticas desleais à concorrência na Espanha

WePink inaugura primeira franquia nos Estados Unidos em plano de expansão internacional

Em busca de IA e receita diversificada, Eclipseworks adquire nScreen e projeta R$ 30 mi em 2024

Mais na Exame