Negócios

5 coisas que você precisa saber sobre a Cencosud

Grupo chileno quer disputar com Abílio a compra do Carrefour Brasil

Jumbo, a marca de hipermercados da Cencosud: empresa festeja crescimento acelerado (Wikimedia Commons)

Jumbo, a marca de hipermercados da Cencosud: empresa festeja crescimento acelerado (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2011 às 13h47.

São Paulo – Pouco conhecido dos brasileiros, o grupo chileno Cencosud é um dos mais diversificados da América Latina, com negócios que se estendem do setor financeiro até materiais de construção.

Agora, porém, o Cencosud tem tudo para mobilizar as atenções locais. Isto porque a companhia está disposta a brigar com Abílio Diniz, dono do Grupo Pão de Açúcar, pelas operações do Carrefour no Brasil. A informação foi divulgada pelo jornal chileno Diario Financiero.

Conheça um pouco mais sobre o grupo que promete ser uma nova fonte de dor de cabeça para Abílio.

Um dos grupos de varejo mais diversificados da América Latina

As origens do grupo remontam a 1952, quando a família Paulmann abriu um restaurante em Santiago. Oito anos depois, o negócio foi transformado no seu primeiro mercado. Em 1960, surge o Jumbo, o primeiro hipermercado do Chile. Hoje, o Cencosud atua em diversos segmentos ligados ao varejo: administração de shopping centers, redes de materiais de construção, docerias, além de manter um braço financeiro que opera cartões de crédito.

2 Expansão na América Latina

Em 1982, o Cencosud começou a buscar negócios fora do Chile. O primeiro foi a inauguração de um hipermercado Jumbo e de um shopping center em Buenos Aires, na Argentina. Seja abrindo lojas próprias, seja comprando concorrentes, o grupo expandiu suas operações para quatro países da América do Sul: Argentina, Peru, Colômbia e Brasil.

3 Compras em série no Brasil

Em 2007, o grupo finalmente estreou no Brasil, ao comprar a rede de supermercados sergipana G.Barbosa. O negócio foi fechado por 380 milhões de dólares, além da assunção de 50 milhões em dívidas. O acordo surpreendeu os observadores na época, que davam como certo que o G.Barbosa seria arrematado pelo Pão de Açúcar ou pelo Carrefour. Em 2010, o Cencosud avançou ainda mais no país: comprou as redes de supermercados SuperFamília, do Ceará, e Bretas, de Minas Gerais. Além disso, adquiriu a rede de delicatessen Perini, da Bahia. Hoje, o Brasil é seu terceiro maior mercado, com 21% das vendas do grupo, atrás de Chile e Argentina.


4 Crescimento de 20% ao ano

O grupo abriu seu capital na Bolsa de Santiago em 2004. Entre 2005 e o primeiro trimestre de 2011, o Cencosud apresentou um crescimento médio anual de 20%. Suas vendas passaram de 5 bilhões de dólares para 13,7 bilhões. Dos cinco segmentos de negócios em que atua, os supermercados ainda respondem pela grande maioria das vendas – 73%, no último relatório de resultados.

5 Vale 50% mais que o Pão de Açúcar

No início de junho, o valor de mercado da Cencosud era de 17 bilhões de dólares. A cifra é 54% maior que os 11 bilhões de dólares que o Grupo Pão de Açúcar vale atualmente na Bovespa, após a queda de seus papéis diante da notícia de que Abílio e o seu sócio francês, Casino, não se entendem quanto à possível compra do Carrefour Brasil.

Acompanhe tudo sobre:CarrefourCencosudComércioDiversificaçãoEmpresasEmpresas abertasEmpresas chilenasEmpresas francesasPão de AçúcarSupermercadosVarejo

Mais de Negócios

Para se recuperar, empresas do maior hub de inovação do RS precisam de R$ 155 milhões em empréstimos

Investida do bilionário Bernard Arnault, startup faz sucesso usando IA para evitar furtos no Brasil

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo por delivery: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com o Rappi

Mais na Exame