CFO da Petrobras está na lista de 100 mulheres mais poderosas do mundo
Andrea Marques de Almeida é a única brasileira na lista de 100 mulheres mais poderosas do mundo. Confira as dez primeiras posições
Isabela Rovaroto
Publicado em 8 de dezembro de 2020 às 14h37.
Última atualização em 8 de dezembro de 2020 às 14h56.
A diretora executiva financeira e de relacionamento com investidores da Petrobras , Andrea Marques de Almeida, é a única brasileira na lista de 100 mulheres mais poderosas do mundo. A executiva aparece na 77ª posição da lista publicada anualmente pela Forbes .
A engenheira de produção assumiu o cargo na Petrobras em março de 2019, depois de mais de 15 anos na Vale. A publicação destaca que Marques de Almeida anunciou em dezembro de 2019 que a Petrobras vai aumentar seu portfólio de desinvestimentos. No total, a petroleira pretende desinvestir entre 20 bilhões e 30 bilhões de dólares em cinco anos.
Ranking
Nas primeiras posições da lista da Forbes estão mulheres conhecidas como a chanceler da Alemanha, Angela Merkel , a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde , e a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris .
Outros nomes conhecidos aparecem no ranking, como a apresentadora Oprah Winfrey , na 20ª posição, e a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Arden , em 32º lugar.
Confira a galeria com as dez mulheres mais poderosas de 2020: