Negócios

CEO da Air France está aberto à fusão com Alitalia

Segundo presidente, companhia franco-holandesa está aberta a dar à italiana seu papel de direito na entidade resultante de uma fusão

Consumidor da Alitalia utiliza uma máquina de check-in automático no aeroporto de Fiumicino, em Roma (Alessandro Garofalo/Reuters)

Consumidor da Alitalia utiliza uma máquina de check-in automático no aeroporto de Fiumicino, em Roma (Alessandro Garofalo/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2013 às 17h32.

Paris - A companhia aérea franco-holandesa Air France-KLM está aberta a dar à italiana Alitalia seu papel de direito na entidade resultante de uma fusão, mas somente se certas condições forem atendidas, disse o presidente-executivo à televisão francesa.

A Alitalia recentemente conquistou aprovação dos acionistas para um aumento de capital de 300 milhões de euros (409,9 milhões de dólares) que visa ajudá-la a manter-se em operação. A empresa, que está à beira da falência, precisará de uma reestruturação mais profunda se a Air France eventualmente elevar a sua participação de 25 por cento na empresa e tomar o controle, disse Alexandre de Juniac à LCI nesta quinta-feira.

"Há necessidade de uma reestruturação industrial vigorosa da Alitalia e de uma avaliação financeira significativa...Nós não temos condições de gastar dinheiro de forma descuidada", disse.

Ao comentar sobre uma possível tomada do controle da empresa, o executivo adicionou: "A integração da Alitalia daria à Alitalia o seu papel legítimo, como o da Air France-KLM, mas isso só pode ser feito sob certas condições".

A Alitalia não registra lucro há mais de uma década e o aumento de capital de 300 milhões de euros -- aprovado pela AirFrance -- é visto como uma solução tapa-buraco antes de conversas sobre possível fusão entre Alitalia e Air France.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSetor de transporteAviaçãocompanhias-aereasEmpresas francesasEmpresas italianasFusões e AquisiçõesAir FranceAir France-KLMAlitalia

Mais de Negócios

SpaceX pode alcançar US$ 800 bilhões em valor de mercado, diz jornal

Caito Maia revela o segredo para contratar a Geração Z: “Mudou o jogo nas minhas lojas”

Faca Ginsu: o que aconteceu com fenômeno das propagandas dos anos 1990

Startup atinge US$ 2 bilhões ao apostar em serviços personalizados como estratégia de escala