Carro mais vendido de 2020: após disputa acirrada, mercado já tem um líder
Em ano de pandemia e queda brutal dos emplacamentos, a briga entre as montadoras cresceu como há anos não se via
Juliana Estigarribia
Publicado em 25 de dezembro de 2020 às 08h00.
Última atualização em 25 de dezembro de 2020 às 14h48.
Em ano de pandemia, quando os emplacamentos de veículos chegaram a cair quase 90% no pico da crise, o mercado automotivo se reorganizou. A General Motors perdeu espaço, mas na reta final de 2020 a montadora colocou o pé no acelerador e agora o compacto Onix caminha para o quinto ano consecutivo de liderança das vendas.
No acumulado do ano até quarta-feira, 23, a versão hatch do Onix somava aproximadamente 113.000 unidades vendidas, ao passo que o Hyundai HB20 tinha cerca de 105.400 unidades emplacadas. Se somadas as vendas do Onix Plus, a liderança do modelo da Chevrolet é ainda mais esmagadora: foram mais de 73.400 emplacamentos do sedã até agora.
Em 2020, alguns modelos obtiveram destaque no mercado nacional, como o T-Cross, SUV da Volkswagen, e a picape Strada, que após 20 anos ganhou uma nova geração. No entanto, a GM conseguiu manter a liderança do compacto em um cenário altamente disputado.
Segundo levantamento da consultoria especializada Jato Dynamics, o ranking dos mais vendidos neste ano deve ter o Onix na liderança, seguido do HB20. O Ford Ka figura na terceira colocação; a Fiat Strada ganha o quarto lugar, se considerado o segmento de utilitários esportivos na conta. Do contrário, o Volkswagen Gol deve assumir o posto.
Onix Plus figura no quinto lugar entre os automóveis mais vendidos, seguido do Fiat Argo.
Já os SUVs T-Cross, da Volks, e Renegade e Compass, da Jeep, também devem entrar na lista dos 10 mais vendidos.