Negócios

Canadian Solar terá fábrica de painéis no Brasil, diz fonte

A fabricante canadense de painéis de energia solar vai anunciar a instalação de sua primeira unidade para a produção de equipamentos no país, disse fonte


	Energia solar: de acordo com a fonte, a produção da fábrica em placas será equivalente a uma potência instalada de geração de 350 megawatts ao ano
 (Getty Images)

Energia solar: de acordo com a fonte, a produção da fábrica em placas será equivalente a uma potência instalada de geração de 350 megawatts ao ano (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2016 às 17h09.

São Paulo - A fabricante canadense de painéis de energia solar Canadian Solar vai anunciar na próxima sexta-feira a instalação de sua primeira unidade para a produção de equipamentos no país, afirmou nesta terça-feira uma fonte com conhecimento direto do assunto.

A unidade, que será instalada em Sorocaba, no interior de São Paulo, tem como objetivo atender requisitos de conteúdo local do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o que permitirá que os clientes possam investir nos equipamentos com financiamento a taxas atrativas pelo banco de fomento.

Nesta terça-feira, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) informou que a Canadian Solar anunciará na sexta-feira investimentos no Brasil, mas não entrou em detalhes sobre o que será anunciado.

De acordo com a fonte, a produção da fábrica em placas será equivalente a uma potência instalada de geração de 350 megawatts ao ano, e a estimativa é de início das operações em setembro.

A título de comparação, os primeiros leilões que o governo promoveu contrataram, cada um, 1 gigawatt.

"O prédio já está pronto e o equipamento (para produção) está sendo importado", afirmou a fonte à Reuters, sob condição de anonimato, uma vez que o anúncio ainda não foi oficializado pela companhia.

A fábrica será o primeiro investimento produtivo da Canadian Solar no Brasil, onde a companhia atualmente possui escritórios de vendas.

A chegada da primeira fabricante de renome internacional ao Brasil ameniza algumas preocupações de investidores, que se queixavam da ausência de produtores de grande porte no país.

A falta de um fabricante local e a disparada do dólar levaram a maior parte das empresas que viabilizaram projetos em certame em 2014 a pedir à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) um prazo extra de dois anos para implementação dos empreendimentos.

A Canadian Solar também possui concessões para a implementação de usinas fotovoltaicas como investidora, arrematadas em leilões públicos promovidos pelo governo para a contratação de projetos solares em 2014 e 2015.

A fonte não revelou o investimento na fábrica em Sorocaba.

Procurada, a empresa não comentou imediatamente o assunto.

Acompanhe tudo sobre:BNDESCanadáEnergiaEnergia solarInfraestruturaPaíses ricos

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame