Exame Logo

Cambridge Analytica anuncia suspensão de CEO

A Cambridge Analytica lançou uma investigação independente para determinar se a empresa se envolveu em qualquer irregularidade

Facebook: o conselho da empresa sugeriu a suspensão e Nix concordou com isso (Thomas White/Reuters)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de março de 2018 às 17h37.

Última atualização em 22 de março de 2018 às 11h37.

Londres — A Cambridge Analytica anunciou a suspensão do diretor executivo da companhia , Alexander Nix, com vigência imediata, e lançou uma investigação independente para determinar se a empresa se envolveu em qualquer irregularidade.

Os movimentos seguem a divulgação de um vídeo na segunda-feira que mostrava Nix pedindo pelo uso de táticas de campanha, como a prisão de opositores políticos com suborno e sexo. O discurso de vendas foi capturado por jornalistas disfarçados da emissora britânica Channel 4.

Veja também

A investigação independente da empresa visa determinar se Nix ou qualquer outra pessoa na empresa realmente usou qualquer uma das táticas mencionadas no vídeo, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto.

O conselho da empresa sugeriu a suspensão e Nix concordou com isso, disse a pessoa. O CEO enfrentou pressão interna nos últimos dias para deixar a Cambridge ou assumir um papel discreto com poucas responsabilidades, disseram fontes. A mudança foi anunciada em uma reunião da empresa nesta terça-feira.

A divulgação do vídeo veio em meio a uma polêmica por relatos de que a empresa usou indevidamente dados de milhões de perfis do Facebook sem autorização.

A empresa confirmou a suspensão de Nix em um comunicado nesta terça-feira. Um porta-voz disse que os comentários de Nix no vídeo do Channel 4 "não representam os valores nem as operações da empresa, e sua suspensão reflete a seriedade com que vemos essa violação".

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Cambridge AnalyticaFacebookInternetReino Unido

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame