Negócios

Burger King tenta roubar espaço do McDonald's nos menus econômicos

Rede de lanchonetes testará o "cheeseburger de um dólar" como alternativa aos lanches com descontos oferecidos pela cadeia concorrente

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Uma jogada da segunda maior cadeia de fast-food dos Estados Unidos, o Burger King, deve esquentar a disputa das lanchonetes pela liderança em menus econômicos, produtos capazes de atrair os consumidores pelos preços abaixo da média do cardápio.

Para enfrentar seu maior concorrente, o líder de mercado McDonald';s, a rede lançará em fase de testes um cheeseburger duplo 30% maior do que o do rival e a um preço inicial fixado em um dólar, conforme o presidente mundial de marketing, inovação e estratégia da companhia, Russ Klein, anunciou em comunicado aos donos das lojas franqueadas.

Segundo o periódico nova-iorquino Wall Street Journal (WSJ), a nota do Burger King diz que o "cheeseburger de um dólar", como o produto vem sendo chamado, será "uma das armas mais poderosas da rede para crescer e ganhar espaço no setor".

A estratégia tem como objetivo direto enfrentar o McDonalds num dos setores em que a batalha por consumidores é mais desproporcional. No Burger King, os preços variam de loja para loja, mas enquanto a maior parte dos franqueados cobra em média mais de dois dólares por sanduíche e oferece apenas um lanche, o Junior Whopper, na categoria econômica, o McDonald';s vem se beneficiando há anos de uma política mais ampla de descontos, liderada justamente pelo cheeseburger duplo.

Por isso, embora corra o risco de repetir uma "batalha do hambúrguer" semelhante às que as companhias travaram em 2000 e em 2003, quando a redução de preços acabou acabou por prejudicar algumas empresas do setor, o Burger King parece não ver opções à medida.

"O fato é que ainda estamos em desvantagem de preços com o McDonald';s e o Wendy';s", afirma Russ Klein na nota emitida, em referência a dois dos concorrentes que apostam firmemente no modelo da oferta de descontos.

De acordo com o WSJ, o executivo citou pesquisas de mercado segundo as quais o menu econômico do Burger King representa 12% das vendas totais da empresa, enquanto no McDonald';s a proporção fica em 23% e, no Wendy';s, chega a 25% - um sinal de que o Burger King pode explorar melhor esse nicho.

O teste do "chesseburger de um dólar" ocorrerá em três mercados não identificados pela empresa e ainda não há previsão sobre se ele se expandirá a toda a rede nos EUA.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

ApexBrasil e EXAME lançam o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024. Inscreva-se

Como a chef carioca Alessandra Montagne despontou na terra de Alain Ducasse

'Fabricado em Cantão': marcas chinesas garantem espaço nos Jogos Olímpicos de Paris

Uber expande frota com 100 mil carros elétricos da BYD na América Latina e Europa

Mais na Exame