Negócios

Burger King tem lucro acima de projeção de analistas

Companhia apresentou resultado acima do esperado ajudado por uma queda nos custos, enquanto conclui as vendas da maior parte de seus restaurantes

Recibo em uma bandeja dentro de uma franquia da rede de fast food Burger King em Moscou, na Rússia (Andrey Rudakov/Bloomberg)

Recibo em uma bandeja dentro de uma franquia da rede de fast food Burger King em Moscou, na Rússia (Andrey Rudakov/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2013 às 20h24.

O Burger King registrou lucro trimestral acima do esperado, ajudado por uma queda acentuada nos custos, enquanto a segunda maior rede de fast food do mundo conclui as vendas da maior parte de seus restaurantes para franqueados.

As despesas caíram aproximadamente 65 por cento no segundo trimestre na comparação com o mesmo período de 2012, após a empresa pagar menos por empréstimos, embalagens, comida, salários e aluguel.

A rede de fast food conhecida por seus hambúrgueres Whopper vendeu 305 restaurantes para franqueados no trimestre. Quase todos os seus 13 mil restaurantes são agora de proprietários independentes.

Modelos de negócios baseados em franquias proporcionam um fluxo consistente de receitas de baixo risco para as empresas de restaurante, uma vez que as franquias pagam taxas sobre as vendas totais.

O Burger King informou que seu lucro líquido no segundo trimestre subiu quase 31 por cento, para 62,9 milhões de dólares, ou 0,18 dólar por ação, de 48,2 milhões de dólares no segundo trimestre de 2012.

Excluindo itens extraordinários, a empresa teve lucro de 0,21 dólar por ação, superando a média prevista por analistas, de 0,19 dólar, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

As vendas globais dos restaurantes no trimestre subiram 0,6 por cento, ajudadas principalmente por Europa, Oriente Médio, África e Ásia.

Analistas consultados pela Consensus Metrix esperavam que as vendas caíssem 0,1 por cento.

As vendas em restaurantes abertos há mais de 12 meses caíram 0,5 por cento nos Estados Unidos e no Canadá, menos que a queda de 1,1 por cento prevista por analistas, enquanto o Burger King luta contra a dura competição das gigantes McDonald's e Wendy's.

As receitas caíram quase pela metade, para 278,3 milhões de dólares, enquanto a companhia migra para um modelo de franquias e a demanda por comida rápida continua baixa. Analistas esperavam receitas de 322,3 milhões de dólares.

As ações do Burger King caíram 0,7 por cento nesta quarta-feira.

Acompanhe tudo sobre:Burger KingEmpresasFast foodgestao-de-negociosRestaurantesResultado

Mais de Negócios

Azeite a R$ 9, TV a R$ 550: a lógica dos descontaços do Magalu na Black Friday

20 frases inspiradoras de bilionários que vão mudar sua forma de pensar nos negócios

“Reputação é o que dizem quando você não está na sala”, reflete CEO da FSB Holding

EXAME vence premiação de melhor revista e mantém hegemonia no jornalismo econômico