Exame Logo

Braskem encerra contrato de fornecimento com venezuelana PDVSA

A petroquímica não comentou sobre o motivo para o fim do contrato, mas afirmou que representava menos de 0,1% de seu consumo anual de nafta

Braskem: "A Braskem continua com compras regulares de matéria-prima" (Germano Lüders/Exame)
R

Reuters

Publicado em 21 de setembro de 2017 às 20h07.

Houston/São Paulo - A petroquímica Braskem encerrou contrato para compra de nafta e gasolina leve da venezuelana PDVSA que expira neste mês, afirmou a companhia brasileira nesta quinta-feira.

A Braskem não comentou sobre o motivo para o fim do contrato de longo prazo, mas afirmou que representava menos de 0,1 por cento de seu consumo anual de nafta.

Veja também

"A Braskem continua com compras regulares de matéria-prima, mantendo operações industriais no Brasil", disse a empresa em comunicado. A PDVSA não respondeu a pedidos de comentários.

A petrolífera venezuelana tem enfrentado dificuldades para manter seus laços comerciais em meio a dificuldades em pagamento de fornecedores por causa de sanções impostas à companhia e outros executivos da empresa pelos Estados Unidos.

Uma fonte na Braskem e outra na PDVSA afirmaram que as sanções dos EUA sobre a estatal venezuelana influenciaram na decisão de encerrar o contrato.

Para a PDVSA a perda do contrato da Braskem é significativa porque envolvia um de alguns poucos produtos exportados em meio a uma queda de produção.

O fornecimento de nafta leve e gasolina para a Braskem caiu para 7.600 barris por dia em junho ante 20 mil em janeiro, segundo dados internos da PDVSA.

Acompanhe tudo sobre:BraskemEmpresasVenezuela

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame