Exame Logo

BP tem salto nos lucros com petroleiras deixando crise para trás

Companhia, listada em Londres, viu uma das maiores altas em sua produção na história no ano passado

BP: lucros do 4º trimestre permitiram à companhia voltar à recompra de ações enquanto se recupera de três anos de crise no setor de petróleo (./Divulgação)
R

Reuters

Publicado em 6 de fevereiro de 2018 às 11h56.

Londres - Os lucros da petroleira BP mais que dobraram em 2017, para 6,2 bilhões de dólares, ante 2,6 bilhões em 2016, impulsionados por maiores preços e expansão na produção de petróleo e gás, o que permite à companhia voltar à recompra de ações enquanto se recupera de três anos de crise no setor de petróleo.

A companhia, listada em Londres, viu uma das maiores altas em sua produção na história no ano passado, ao levar sua produção a níveis não vistos desde um vazamento de petróleo da plataforma Deepwater Horizon em 2010, no Golfo do México dos Estados Unidos.

Veja também

E a produção deve seguir crescendo até o final da década, devido a mais campos em que os trabalhos foram iniciados neste ano.

A BP geraria lucros em 2018 mesmo com um preço do petróleo de 50 dólares o barril, disse à Reuters o diretor financeiro, Brian Gilvary, após anos de cortes de custos e à medida que a empresa lentamente se recupera de 65 bilhões de dólares em multas e custos de limpeza após o vazamento de 2010.

A BP foi a primeira entre suas rivais europeias a retomar recompras de ações, no quatro trimestre de 2017, após anos de austeridade em meio à derrocada das cotações do petróleo que impactou a indústria.

Com uma recuperação de 20 por cento nos preços no último trimestre de 2017, para 61 dólares o barril, a BP teve um excesso de caixa que a permitiu recomprar 343 milhões de dólares em ações no quatro trimestre.

"2017 foi um dos anos mais fortes na história recente da BP", disse o presidente da companhia, Bob Dudley, em comunicado. "Nós entramos no segundo ano de nosso plano quinquenal com um sentimento positivo e confiança crescente de que podemos continuar a entregar crescimento", disse.

A produção da BP no ano subiu 12 por cento, para 2,47 milhões de barris por dia (bpd), após a BP inaugurar sete novos campos de óleo e gás em 2017, um recorde.

Acompanhe tudo sobre:BalançosBPIndústria do petróleo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame