Negócios

BMW pode construir nova fábrica em São Paulo, diz jornal alemão

Proximidade com fornecedores já instalados no estado justifica opção

Modelo da BMW: carrões da marca poderão ser fabricados em São Paulo (Getty Images)

Modelo da BMW: carrões da marca poderão ser fabricados em São Paulo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2011 às 19h32.

São Paulo – O Estado de São Paulo é o mais forte candidato a receber uma fábrica da BMW no Brasil. A informação é do jornal alemão Handelsblatt, que a atribuiu a um executivo da montadora que não quis se identificar.

Segundo a publicação, o conselho de administração da BMW tende a escolher São Paulo, devido ao fato de que fornecedores da empresa já estão instalados no estado. É o caso da Bosch, ZF Friedrichshafen e Continental. Essas empresas já fornecem peças e equipamentos para a Volkswagen e a Daimler do Brasil.

Emergentes

Se a notícia for confirmada, significará que os paulistas terão vencido uma disputa envolvendo seis estados brasileiros. Além deles, brigam pela nova fábrica da BMW, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. O sexto estado seria do Centro-Oeste.

No início de agosto, o presidente mundial da BMW, Norbert Reithofer, afirmou que o Brasil tinha uma "forte probabilidade" de receber uma fábrica da empresa. A nova planta estaria alinhada à estratégia da montadora de investir nos BRIC, o bloco formado por Brasil, Rússia, China e Índia, países onde o mercado de automóveis de luxo está se desenvolvendo.

O jornal alemão Handelsblatt lembrou a recente elevação do IPI para carros importados, e o citou como exemplo da tentativa do governo brasileiro de forçar as montadoras a investir na construção de fábricas locais. A publicação citou ainda conterrânea Volkswagen, que tem planos de investir 3,4 bilhões de euros no Brasil até 2106.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaBMWcidades-brasileirasEmpresasEmpresas alemãsIndústriaMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Negócios

O retorno dos CDs e LPs? Lojas de música faturam R$ 14,7 milhões no e-commerce em 2024

Maternidade impulsiona empreendedorismo feminino, mas crédito continua desafio

Saiba como essa cabeleireira carioca criou o “Airbnb da beleza”

Eles saíram do zero para os R$ 300 milhões em apenas três anos