Negócios

Belga AB InBev conclui aquisição do mexicano Grupo Modelo

A cervejaria belga AB InBev concluiu a aquisição do Grupo Modelo, a maior empresa de produção da bebida no México, em uma transação avaliada em US$ 20,1 bilhões

O Grupo Modelo informou que a "AB InBev agora é titular de aproximadamente 95% das ações em circulação do Grupo Modelo" (AFP/Bruno Fahy)

O Grupo Modelo informou que a "AB InBev agora é titular de aproximadamente 95% das ações em circulação do Grupo Modelo" (AFP/Bruno Fahy)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2013 às 22h39.

Cidade do México - A cervejaria belga AB InBev concluiu a aquisição do Grupo Modelo, a maior empresa de produção da bebida no México, em uma transação avaliada em 20,1 bilhões de dólares, informou a empresa mexicana nesta terça-feira.

O Grupo Modelo, fundado em 1925, "completou a aliança com Anheuser-Busch InBev", disse nesta terça-feira a empresa mexicana em um comunicado dirigido a seus investidores.

A transação "constitui o próximo passo natural na longa relação, de 20 anos", acrescenta o comunicado.

A empresa mexicana informou que a "AB InBev agora é titular de aproximadamente 95% das ações em circulação do Grupo Modelo".

A administração do Grupo Modelo permanecerá na Cidade de México e a empresa manterá um Conselho de Administração local, cujos membros serão nomeados pela AB InBev durante a próxima assembleia de acionistas, prosseguiu.

Autoridades norte-americanas expressaram preocupações de que a operação reduzisse muito a concorrência no país, já que a empresa belga possui a marca Budweiser, muito popular entre seus habitantes, e o Grupo Modelo é dono da Corona, a cerveja mais importada nos Estados Unidos.

Juntos, AB Inbev e o Grupo Modelo abrangem 46% do mercado nos Estados Unidos, que representa, no total, cerca de 80 bilhões de dólares ao ano.

O comunicado destacou que a AB InBev "se beneficiará do considerável potencial de crescimento que as marcas do Grupo Modelo, como Corona, têm fora dos Estados Unidos e dentro do próprio México, onde também haverá oportunidade para introduzir marcas" da empresa belga.

"Estamos ansiosos para aproveitar nossas oportunidades de crescimento e por levar nossas cervejas a mais consumidores ao redor do mundo com esta união", disse Carlos Brito, diretor geral da Anheuser-Busch InBev, segundo o texto do Grupo Modelo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasModelosEmpresas belgasab-inbevbebidas-alcoolicasCervejas

Mais de Negócios

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo

De trailer usado a negócio de US$ 500 mil: a cafeteria móvel que virou caso de gestão lucrativa