Negócios

As 10 varejistas mais amadas pelos clientes e funcionários

Lojas Americanas é a empresa mais admirada pelos consumidores, segundo o Ibevar; dominam o ranking as varejistas de moda, vestuário e calçados

 (Alexandre Battibugli/Exame)

(Alexandre Battibugli/Exame)

Karin Salomão

Karin Salomão

Publicado em 29 de setembro de 2020 às 06h00.

Mais do que vender muito, as grandes varejistas brasileiras precisam prestar um bom serviço para, de fato, obterem sucesso. Por isso, o Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) divulga, ao lado de seu ranking sobre as maiores empresas do varejo brasileiro em faturamento, a lista das empresas mais admiradas pelos consumidores e funcionários.

O instituto realiza o levantamento em conjunto com a FIA (Fundação Instituto de Administração). Realizada desde 2009, a pesquisa inclui dados sobre como as empresas são vistas no mercado desde 2014, em um Ranking Imagético. Os dados são analisados por machine learning para entender o conteúdo das falas dos consumidores, além de dados estatísticos. 

Segundo o Ibevar, a maior parte dos dados foi extraída das redes sociais, sites de reclamação, comentários em notícias e dados de comportamento online, como busca, likes, avaliações, entre outros. São divulgados três rankings diferentes: as empresas mais admiradas, os grupos mais admirados e as empresas mais admiradas pelos colaboradores. 

A Lojas Americanas, com nota máxima de 10 pontos, é a empresa mais admirada pelos consumidores. A Havan, outra loja de departamentos, também está no ranking, com nota de 5,6. O Boticário, com nota de 8,9 e Eudora, com 4,8, também estão no levantamento - as duas empresas fazem parte do mesmo grupo de beleza e higiene, Boticário. 

Dominam o ranking das empresas mais admiradas as varejistas de moda, vestuário e calçados. Riachuelo, Lojas Renner, Arezzo, C&A, Zara e Schutz (do grupo da Arezzo) completam a lista das 10 empresas mais admiradas.

A preferência por essas varejistas também se reflete no ranking dos grupos mais admirados, que tem Lojas Americanas, Grupo Boticário e Grupo Guararapes, dono da marca Riachuelo, no pódio. Veja o ranking completo abaixo.

As 10 empresas mais admiradas pelos consumidores

  1. Lojas Americanas - 10
  2. O Boticário - 8,9
  3. Riachuelo - 7,5
  4. Lojas Renner - 7,3
  5. Arezzo - 6
  6. C&A - 6
  7. Havan - 5,6
  8. Zara - 4,8
  9. Eudora - 4,8
  10. Schutz - 4,8

Os 10 grupos mais admirados

  1. Lojas Americanas – LASA
  2. Grupo Boticário
  3. Grupo Guararapes
  4. Lojas Renner S.A.
  5. Arezzo & CO
  6. C & A
  7. Havan
  8. Grupo Inditex
  9. Schutz
  10. Magazine Luiza

As mais amadas pelos colaboradores

Pela primeira vez, a pesquisa do Ibevar também apresenta quais são as empresas mais admiradas pelos seus colaboradores. Nesse caso, o ranking tem uma composição bastante diferente. A empresa mais admirada pelos colaboradores é o Magazine Luiza. A empresa ganhou recentemente as manchetes por abrir uma seleção para vagas de trainee exclusivas para pessoas negras. O Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo recebeu 11 denúncias em que a empresa é acusada de promover prática de racismo, mas concluiu que a política da empresa é legítima

Segundo o MPT, não existe ato ilícito no processo de seleção e que a reserva de vagas à população negra é plenamente válida e configura ação afirmativa, além de “elemento de reparação histórica da exclusão da população negra do mercado de trabalho digno”. O Magalu também é a empresa com maior participação de mulheres nos conselhos de administração entre as companhias com o capital aberto na Bolsa de Valores, a B3. 

Em seguida no ranking, estão O Boticário, Leroy Merlin, Assaí e Lojas Cem. Assim como o Assaí, atacadistas como o Sonda Supermercados e Atacadão também estão entre as 10 mais admiradas pelos colaboradores. 

As 10 empresas mais admiradas pelos colaboradores

  1. Magazine Luiza
  2. O Boticario
  3. Leroy Merlin
  4. Assaí
  5. Lojas Cem
  6. Riachuelo
  7. Decathlon
  8. Sonda Supermercados
  9. Atacadão
  10. Lojas Leader

 

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

 

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

 

Acompanhe tudo sobre:AmericanasArezzoBoticárioLojas HavanMagazine LuizaRennerRiachueloVarejo

Mais de Negócios

Jumbo Eletro: o que aconteceu com o primeiro hipermercado do Brasil

Esta empresa fatura R$ 150 milhões combatendo a inflação médica no Brasil

Equity: a moeda da Nova Economia e o segredo do sucesso empresarial

A 'pandemia' de ansiedade movimenta este negócio milionário de chás e rituais para relaxar