As 10 categorias com os maiores descontos neste Natal
Levantamento feito pela Promobit mostra que Games continuam na liderança em maiores descontos -- apesar de redução de preço ser menor do que em 2020
Karina Souza
Publicado em 23 de dezembro de 2021 às 18h00.
Última atualização em 23 de dezembro de 2021 às 18h03.
O Natal vem aí e, com ele, uma das principais datas comerciais para o varejo brasileiro. A expectativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) é a de gerar R$ 57,48 bilhões em vendas, alta de 9,8% em relação ao mesmo período do ano passado, sem descontar a inflação. Diante do fluxo de consumidores ao varejo físico voltando ao normal-- ainda que o poder de compra tenha sido bastante reduzido em relação a 2020 -- uma questão permanece: quais produtos têm os maiores descontos para a data? Segundo a Promobit, plataforma especializada na verificação de descontos e promoções, é possível identificar pelo menos dez categorias com descontos verdadeiros em 2021.
O futuro do varejo é 100% digital? Entenda assinando a EXAME por menos de R$ 11/mês.
Um levantamento feito a pedido da EXAME constatou que a principal categoria em desconto médio neste ano continua sendo a de Games, com preços reduzidos, em média, em 56,74%. Em seguida, estão Aplicativos e Software, com 55,69%. Ambos apresentam ligeira redução: os percentuais foram de 57,58% e 56,33% em 2020, respectivamente. A época é tradicional para os descontos nessas categorias, com, por exemplo, jogos de PS4 e PS5 com até 75% de desconto na PS Store, por exemplo. Além disso, a plataforma Steam faz o "Winter Sale" anualmente, com descontos agressivos.
A grande mudança deste ano está no terceiro lugar do ranking, ocupado por Viagens, Pacotes e Passagens, que apresentam desconto médio de 50% no preço original -- e sequer figuravam entre as 20 categorias com maiores descontos em 2020, fato relacionado à restrição de mobilidade e viagens gerada pela covid-19.
O quarto lugar também sofreu mudanças em relação ao ano passado. Antes, foi ocupado por Moda e Calçados Femininos e, neste ano, passa a ser de Livros, eBooks e eReaders. As demais posições, considerando o "Top 10", foram ocupadas neste ano por Moda e calçados, Saúde e Higiene, Mochilas e Malas e Esporte e Lazer.
No ranking de 2021, é possível notar que Perfumes e Beleza e Relógios e Jóias, presentes no ranking de 2020, não estão presentes na comparação porque caíram, cada uma, 4 pontos percentuais no valor médio de descontos (passando de cerca de 39% para 35%).
Para os perfumes, o aumento do consumo do item registrou aumento de 22% no primeiro quadrimestre do ano, segundo a Abihpec, associação que representa o setor. A volta do consumo pode ter estimulado marcas a realizar promoções menores em 2021. E, no caso das joias, a redução nos descontos pode esta associada ao aumento de matéria-prima como a Prata, que subiu mais de 70% em um ano.
Veja o ranking completo: