Paris - A França quer que o grupo nuclear estatal Areva assuma a unidade de turbinas eólicas offshore da Alstom se a oferta da General Electric pela empresa francesa for bem sucedida, noticiou um jornal francês nesta sexta-feira.
A Areva e a Alstom produzem turbinas eólicas offshore e fazem parte de um consórcio diferente para construir 3.000 megawatts de energia eólica na costa francesa nos próximos anos.
A General Electric fez uma oferta de 16,9 bilhões de dólares pela divisão de energia da Alstom na semana passada. O presidente-executivo da empresa dos Estados Unidos disse em uma carta ao presidente da França, François Hollande, que estaria disposto a vender as atividades de turbinas eólicas para investidores franceses se a GE tiver sucesso na oferta.
"Faria sentido ter apenas um agente francês nessa indústria", disse uma forte do governo segundo o jornal Le Echos.
Ninguém estava disponível para comentários na Alstom e no Ministério da indústria. A Areva não quis comentar a notícia.
- 1. Senhores do vento
1 /17(Creative Commons)
São Paulo – Segundo um novo relatório do
Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês), a capacidade instalada de geração de
energia eólica mundial passou de 6,1 GW para 282,4 GW nos últimos 16 anos. Na prática, hoje o mundo pode produzir o equivalente a 20 hidrelétricas de Itaipu em energia a partir do poder do vento. Apesar dos investimentos tímidos no setor, ocasionados pelas incertezas econômicas, a matriz eólica mundial cresceu 19% em 2012. Confira a seguir quem são os senhores da eólica atualmente.
*Matéria atualizada às 17h window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}
2. 1 - China 2 /17(Getty Images)
Dona de 1/4 da capacidade eólica mundial, a China é o país que lidera a expansão do setor, com 75,5 mil megawatts (MW) instalados (26,8 % da participação global) até final de 2012. Trata-se de 30 vezes a capacidade eólica total do Brasil, de 2,5 mil MW. De acordo com o relatório do GWEC, no ano passado, o gigante asiático também tomou a frente do processo de expansão, instalando mais 13,2 mil MW, cerca de 30% do total mundial registrado no período.
3. 2 - Estados Unidos 3 /17(Creative Commons)
Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar no ranking do GWEC, com uma capacidade eólica acumulada de 60 mil MW, o que corresponde a 21,2% do total mundial. Em 2012, o país foi responsável pelo segundo maior investimento no setor, instalando 13 mil MW, cerca de 29% do crescimento da eólica verificado no mundo de janeiro à dezembro do mesmo ano.
4. 3 - Alemanha 4 /17(Creative Commons)
O terceiro lugar do ranking ficou com a Alemanha, que registra uma capacidade eólica total instalada de 31,3 mil MW, o que equivale a 11,1% do acumulado mundial. A Alemanha também foi o terceiro país que mais contribuiu para o crescimento do setor no ano passado, com 2,4 mil MW instalados no período, representando 5% da participação global.
5. 4 - Espanha 5 /17(Getty Images)
Em quinze anos, a capacidade total instalada de energia eólica espanhola atingiu 22,7 mil MW, o que representa 8,1% do potencial instalado dos projetos eólicos mundiais. Apesar da crise, em 2012 o país teve o sétimo maior crescimento do setor, registrando aumento de 1,1 mil MW de capacidade, uma participação no crescimento global da eólica de 2,5% no mesmo período.
6. 5 - Índia 6 /17(Vestas)
Os ventos também sopram forte na Índia, que soma 18,4 mil MW em projetos eólicos, o quinto maior desempenho mundial, com participação de 6,5%. No ano passado, o país registrou aumento de 2,3 mil MW, cerca de 5% do total investido no mundo, a terceira maior expansão no período.
7. 6 - Reino Unido 7 /17(Getty Images)
A sexta colocação no ranking do GWEC é ocupada pelo Reino Unido, que acumula uma capacidade eólica total de 8,4 mil MW (cerca de 3% de participação mundial). No ano passado, como seus antecessores e a despeito da crise, o país teve um bom desempenho - instalou mais 1,9 mil MW, respondendo por 4,2% do crescimento mundial do setor no período, a quinta maior expansão.
8. 7 - Itália 8 /17(Getty Images)
A Itália é o sétimo líder em energia eólica no mundo, somando 8,1 mil MW em capacidade instalada, com participação mundial de 2.9%. Já em relação à expansão, entre janeiro e dezembro do ano passado, o país registrou o sexto maior crescimento, com um total de 1,2 mil MW instalados, 2,8% do total global.
9. 8 - França 9 /17(Creative Commons/dvanzuijlekom)
A oitava colocação no ranking foi para a França que, entre 1996 e 2012, acumulou uma capacidade eólica total de 7,1 mil MW, o que representa 2,5% de participação mundial. No ano passado, o país teve um crescimento no setor pouco expressivo, adicionando mais 404 MW.window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}
10. 9 - Canadá 10 /17(Creative Commons/Martin Cathrae)
Marcando presença entre os maiores e mais agressivos mercados de eólica, o Canadá possui a nona maior capacidade total instalada.
São 6,2 mil MW em projetos eólicos que, ao todo, respondem por 2,2% da participação mundial. Em 2012, o país registrou um aumento de 935 MW, cerca de 2,1% do crescimento global do setor no mesmo período.
11. 10 - Portugal 11 /17(Creative Commons/ Martin Cathrae)
Na décima posição do ranking dos líderes, aparece Portugal. Sozinho, ele responde por 1.6% da capacidade de geração eólica total instalada do mundo. Ao todo, o país acumula 4,5 mil MW em projetos eólicos, quase o dobro da capacidade instalada do Brasil.
12. 11 - Dinamarca 12 /17(Creative Commons/ C. G. P. Grey)
Na décima primeira posição do ranking aparece a Dinamarca. O país fechou 2012 com uma capacidade total instalada de geração eólica de 4,1 mil MW. Em relação a 2011, o incremento ao longo de doze meses não foi dos mais notáveis, ficando em apenas 217 MW.
13. 12 - Suécia 13 /17(Creative Commons/ C. G. P. Grey)
A Suécia é o decimo segundo país com maior capacidade de geração eólica instalada. Em 2012, o país adicionou 846MW ao parque, fechando o ano com 3,7 mil MW totais.
14. 13 - Japão 14 /17(Wikimedia Commons)
Palco da tragédia nuclear de Fukushima, o Japão também está entre os países que mais investem em energia eólica no mundo. Ao todo, o parque eólico japonês conta com 2,6 mil MW em capacidade instalada. O incremento em 2011 foi de 88MW.
15. 14 - Austrália 15 /17(Wikimedia Commons)
Em 2012, a Austrália somou quase 2,6 mil MW de capacidade instalada de geração de energia eólica, o que coloca o país entre os líderes do setor no mundo. Ao longo do ano, foram adicionados 358 MW.
16. 15 - Brasil 16 /17(Wikimedia Commons)
De acordo com o relatório do GWEC, o Brasil é o décimo quinto país com o maior potencial eólico instalado no mundo e o maior da América Latina. Ao todo, o parque eólico brasileiro conta com 2,5 mil MW em projetos. Em 2012, o país teve o oitavo maior crescimento, com um incremento de 1GW, que ajudou a duplicar o potencial dessa matriz limpa. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica ), somente em 2012 foram instalados 38 novos parques eólicos, totalizando 108 empreendimentos.
17. Tóquio 17 /17(Wikimedia Commons)