Negócios

Aquila Resources diz estar pronta para resolver disputa com Vale

As duas empresas discordam sobre o modo como as vendas de carvão da joint venture Isaac Plains devem ser entregues aos respectivos consumidores

A Vale não foi imediatamente encontrada para comentar o assunto (Divulgação/Vale)

A Vale não foi imediatamente encontrada para comentar o assunto (Divulgação/Vale)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2011 às 11h04.

Sydney - A Aquila Resources afirmou nesta segunda-feira que está procurando resolver com urgência a disputa com a brasileira Vale sobre a comercialização de carvão da joint venture de mineração de ambas, na Austrália, o que já levou ao cancelamento de um embarque.

A Vale e a Aquila discordam sobre o modo como as vendas de carvão da Isaac Plains, metalúrgica e mina de carvão térmico no Estado de Bowen Basin, em Queensland, devem ser entregues aos respectivos consumidores.

"Até agora, as discussões não resultaram em um acordo", disse a Aquila em comunicado.

As ações da Aquila caíram mais de 5 por cento nesta segunda-feira. A ação fechou em queda de 2,8 por cento, a 7,94 dólares ante a perda de 0,3 por cento no índice S&P/ASX 200.

"Caso essas questões não sejam rapidamente resolvidas e os limites de estoque sejam atingidos, a situação vai afetar de maneira adversa as operações da Isaac Plains e as vendas de carvão IP dos seus 50 por cento da Isaac Plains", informou a Aquila.

Um consumidor de carvão IP, subsidiário integral da Aquila, cancelou um carregamento de carvão, de acordo com um porta-voz, que afirmou não estar autorizado a revelar o nome do cliente nem o valor do carregamento.

A Vale não foi imediatamente encontrada para comentar o assunto.

As partes estavam negociando um novo acordo para enviar carvão da mina e vender seus respectivos 50 por cento até as conversas entrarem em colapso. Como resultado, o carvão não pode ser retirado da mina e levado ao porto para embarque.

A mina produziu 2,4 milhões de toneladas de carvão no ano passado e está passando por uma expansão, para produzir 2,8 milhões de toneladas por ano.

O presidente do conselho executivo da Aquila, Tony Poli acusou anteriormente a Vale de ter atrasado projetos para forçar sua companhia a vender ações a menor preço.

As duas companhias também brigaram sobre em qual porto embarcar o carvão de coque de um segundo parceiro, que desenvolve outra mina em Queensland, chamada Eagle Downs.

Acompanhe tudo sobre:acordos-empresariaisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasJoint-venturesMineraçãoSiderúrgicasValeVendas

Mais de Negócios

Investida do homem mais rico da Europa, startup faz sucesso usando IA para evitar furtos no Brasil

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo no Rappi: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com app de entrega

Como linhas de crédito para COP vão ajudar Dona Lúcia, cozinheira que mudou o modo de comer no Pará

Mais na Exame