Rancho Palos Verdes - A mais nova grande contratação da Apple não tem certeza se seu cargo tem nome e não se comprometerá a trabalhar em tempo integral na sede da empresa, mas a fabricante do iPhones aposta no cofundador da Beats, Jimmy Iovine, para guiá-la num dinâmico mercado de música.
O veterano da indústria fonográfica se junta à Apple como parte da aquisição de 3 bilhões de dólares da fabricante de equipamentos de áudio e transmissão de música Beats.
O "ouvido" de Iovine para música e sua experiência na indústria do entretenimento são valiosas para a Apple, disse o vice-presidente-sênior de softwares e serviços para Internet, Eddy Cue, na quarta-feira.
"A música está morrendo do modo como a conhecemos. Ela não tem crescido da maneira que todos queremos que ela cresça", disse Cue, ao lado de Iovine numa conferência de tecnologia no sul da Califórnia.
Junto ao rapper e cofundador da Beats, Dr. Dre, Iovine chega à Apple num momento em que serviços de transmissão como Pandora e Spotify estão ganhando popularidade.
A expectativa é de que os serviços de transmissão eventualmente ofusquem os downloads de músicas oferecidos pela loja iTunes da Apple.
O serviço de música por assinatura da Beats havia obtido 250 mil usuários em seus três primeiros meses de disponibilidade, segundo Iovine, um número relativamente modesto em comparação aos 10 milhões de assinantes pagantes do Spotify.
"Temos que acertar este modelo. Não sabemos o modelo exato ainda, mas temos que colocar esteróides nessa coisa e fazer isso rápido", disse Iovine.
Iovine, de 61 anos, é mais conhecido como fundador da Interscope Records, casa de artistas como Eminem e Lady Gaga. Ele disse que existe há muito tempo uma distância entre o Vale do Silício e Hollywood, que a Apple e a Beats buscarão consertar.
-
1. A safra 2014 da Apple
zoom_out_map
1/12 (Kevork Djansezian / Getty Images)
São Paulo -- Tim Cook, o CEO da
Apple, já afirmou que a empresa terá muitas novidades no segundo semestre deste ano. Informações vazadas por fontes diversas permitem prever algumas delas. Veja nossa lista a seguir, lembrando que esses
rumores podem ou não se confirmar.
-
2. iPhone 6
zoom_out_map
2/12 (Martin Hajek / NoWhereElse.fr)
A Apple deve lançar pelo menos um modelo do iPhone com tela de mais de 4 polegadas neste ano. Informações de fabricantes asiáticos de componentes apontam para um
iPhone 6 (o nome não é oficial) de 4,7 polegadas. Se a empresa seguir seu calendário habitual, ele será anunciado em setembro.
-
3. iPhone Air
zoom_out_map
3/12 (Peter Zigich)
Sabe-se que a Apple trabalha num iPhone com tela gigante, de 5,5 polegadas, que alguns vêm chamando de iPhone Air. Mas há relatos dizendo que a empresa tem tido dificuldade para achar fornecedores para a bateria e a tela do aparelho. Por isso, seu lançamento pode ficar para o fim do ano ou para 2015.
-
4. iPhone 6c
zoom_out_map
4/12 (Joseph Farahi / Reprodução)
Algumas fontes têm afirmado que a Apple terá, também, um novo iPhone de 4 polegadas neste ano. Seria um modelo menos caro que os outros, projetado para suceder o
iPhone 5c. Ainda não há muitas evidências de que esse iPhone 6c existe mesmo. Mas seria fácil para a Apple produzi-lo.
-
5. iWatch
zoom_out_map
5/12 (Divulgação/Todd Hamilton)
Sabe-se que a Apple tem mais de uma centena de profissionais trabalhando em seu relógio inteligente, apelidado de
iWatch. Pelo perfil deles, percebe-se que o relógio terá foco em saúde e condicionamento físico. É provável que esse gadget seja lançado no segundo semestre, talvez junto com o iPhone 6. E o jornal China Times
afirma que a fabricação já começou.
-
6. iPad Air 2
zoom_out_map
6/12 (Divulgação/Apple)
A segunda geração do
iPad Air deve trazer o sensor de impressões digitais Touch ID (que estreou no iPhone 5s), o novo processador A8 e câmera melhorada, de 8 megapixels. Nos últimos dois anos, a Apple apresentou novos tablets em outubro. Mas há quem diga que a empresa pode antecipar a renovação da linha iPad neste ano.
-
7. iPad mini Retina 2
zoom_out_map
7/12 (Divulgação)
Como o iPad Air, o
iPad mini Retina deve ganhar novo processador (A8) e leitor de impressões digitais Touch ID, além de uma câmera melhor. O lançamento deve acontecer junto com o do iPad Air 2014. E é possível que a Apple continue vendendo o iPad mini Retina atual por um preço mais baixo, em substituição ao iPad mini original, de baixa resolução..
-
8. Apple TV
zoom_out_map
8/12 (Reprodução)
É improvável que a Apple lance um televisor completo neste ano. Mas ela deve renovar o Apple TV, o aparelhinho que recebe vídeo via rede e o exibe num televisor comum. A empresa anda negociando com estúdios de TV. Pode até lançar seu próprio serviço de conteúdo televisivo.
-
9. iOS 8
zoom_out_map
9/12 (Divulgação)
O iOS 8, nova edição do sistema operacional móvel da Apple, deve ser apresentado durante a conferência WWDC, que acontece em junho na Califórnia. Mas é provável que só seja liberado para os usuários em setembro, após o lançamento do iPhone 6. Além de suporte ao iWatch, o iOS 8 deve trazer aperfeiçoamentos no serviço de mapas e na assistente falante Siri.
-
10. Healthbook
zoom_out_map
10/12 (Carlos Quijano - http://www.behance.net/CarlosQG)
O
Healthbook é um novo app que a Apple está desenvolvendo para o iOS 8. Vai servir para o usuário monitorar a saúde e as atividades físicas. Deve trabalhar em conjunto com o iWatch nessa tarefa. É possível que o Healthbook seja apresentado em junho. Mas é também possível que a Apple deixe para revelá-lo em setembro, junto com o iWatch.
-
11. Mac OS X Syrah
zoom_out_map
11/12 (Divulgação)
A Apple deve apresentar uma nova versão do Mac OS X na conferência WWDC, em junho. Mas, como acontece com o iOS 8, é provável que o OS X 10.10 só seja liberado em setembro ou outubro. Com ele, o Mac deve ficar mais parecido com o iPhone e o iPad. É até possível que a assistente falante Siri faça sua estreia no Mac. Ainda não sabemos qual será o nome definitivo desse novo OS X, que vem sendo chamado de Syrah (uma variedade de uvas).
-
12. iPad Pro
zoom_out_map
12/12 (Montagem de PlaceIt.net com imagem de EXAME.com)
Rumores indicam que a Apple trabalha num iPad de 12 ou 13 polegadas, que vem sendo chamado de iPad Pro. Mas achamos improvável que ele seja lançado neste ano. Se virar realidade, será um concorrente para os tablets com Windows. Pode até ter teclado destacável.