Anvisa suspende lotes de legumes congelados
Lotes continham bactéria que, em casos mais graves, pode causar meningite, encefalite e infecções intra-uterinas
Karin Salomão
Publicado em 23 de agosto de 2018 às 12h32.
São Paulo - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) suspendeu a distribuição e comercialização de lotes de vegetais congelados importados da Europa. A proibição vale para todo o território nacional.
Em diversos lotes, foi encontrada a bactéria Listeria monocytogenes, que pode causar doenças como a meningite, de acordo com a notificação da International Food Safety Authorities Network - INFOSAN, rede mundial de segurança alimentar.
A bactéria listeria, que é resistente ao congelamento, causa uma infecção chamada listeriose, que tem alto índice de mortalidade.
Em pessoas saudáveis, a doença pode levar a sintomas como febre e diarreia, mas a infecção é mais grave em pessoas mais sensíveis, como crianças, mulheres grávidas e o feto, indivíduos imuno-deficientes e idosos. Nesses casos, pode causar ainda meningite, encefalite e infecções cervicais e intra-uterinas em mulheres grávidas.
Entre os lotes que foram suspensos, estão produtos das marcas Pinguin, Greenyard, Grano e Pratigel. São ervilhas congeladas, saladas, milho e misturas de legumes, entre outros alimentos .
Veja aqui todos os lotes afetados.