Ana Botín é nomeada nova presidente do Santander
Ana Patricia Botín foi nomeada como presidente do Grupo Santander, em substituição ao pai
Da Redação
Publicado em 10 de setembro de 2014 às 13h52.
Madri -Ana Patricia Botín foi nomeada nesta quarta-feira "por unanimidade" nova presidente do Grupo Santander em substituição de seu pai, Emilio Botín, que morreu ontem à noite em Madri aos 79 anos, segundo o banco informou à Comissão Nacional de Mercado de Valores.
A filha de Emilio Botín exercia até o momento o cargo de conselheira delegada do Santander Reino Unido .
O banco explicou que a Comissão de Nomeações, que se reuniu nesta manhã, propôs a indicação de Ana Patricia Botín como presidente da instituição, por considerá-la "a pessoa mais idônea dada suas qualidades pessoais e profissionais, sua experiência, sua trajetória no grupo e seu unânime reconhecimento nacional e internacional".
Na tarde de hoje, o Conselho de Administração do grupo ratificou a nomeação de Ana Patricia Botín e expressou seu profundo pesar pelo falecimento de Emilio Botín, "que protagonizou a extraordinária transformação do Santander, transformando o banco no primeiro da zona do euro e em um dos mais importantes do mundo".
Segundo o comunicado da instituição financeira CNMV, após a reunião de Conselho de Administração, Ana Patricia Botín disse que agradecia o apoio "neste momento tão difícil" para ela e sua família.
"Asumo com total compromisso minhas novas responsabilidades. Durante anos trabalhei no Grupo Santander em diferentes países e pude comprovar a enorme qualidade e dedicação de todas nossas equipes", declarou a nova presidente do grupo.
*Atualizada às 13h51 do dia 10/09/2014
Veja, a seguir, 12 bancos com os maiores lucros do primeiro semestre:
Os ganhos do Itaú cresceram 32,1% no primeiro semestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o banco somou ganhos de pouco mais de 7 bilhões de reais. A carteira de crédito do Itaú encerrou junho 10,9% maior na comparação com 2013, totalizando 518,4 bilhões de reais.
Os ganhos do Bradesco cresceram 22,9% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período de 2013. O Bradesco encerrou o período com valor de mercado de 134,8 bilhões de reais - alta de 8,1% na mesma base de comparação.
Os ganhos do BB no primeiro semestre foram 45% menores na comparação com o mesmo período do ano anterior. A carteira de crédito ampliada do Banco do Brasil atingiu 718,8 bilhões de reais no final de junho, alta de 12,5% na comparação anual.
O lucro do BTG Pactual cresceu 50% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2013, quando o banco somou 1,2 bilhão de reais de ganhos. Assim como o lucro, o patrimônio líquido também evoluiu e alcançou 21,4 bilhões de reais.
O Banco do Rio Grande do Sul apresentou queda de mais de 45% de seu lucro nos seis primeiros meses do ano. Já as despesas com prestação de serviços e tarifas do banco cresceram 24% no período, totalizando 554,9 milhões de reais.