Negócios

AMR Corp e US Airways fazem acordo com governo para fusão

Companhias concordaram em abrir mão de espaços e portões em diversos aeroportos para obter a aprovação antitruste para a fusão


	American Airlines: governo entrou com uma ação argumentando que a US Airways e AMR Corp deviam ser obrigadas a desfazer a fusão
 (Getty Images)

American Airlines: governo entrou com uma ação argumentando que a US Airways e AMR Corp deviam ser obrigadas a desfazer a fusão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2013 às 15h03.

Washington/Nova York - A US Airways e a American Airlines concordaram em abrir mão de espaços e portões em diversos aeroportos dos Estados Unidos para obter a aprovação antitruste para a fusão entre ambas, disse o Departamento de Justiça dos Estados Unidos nesta terça-feira.

O governo entrou com uma ação em agosto argumentando que a US Airways e a AMR Corp, controladora da American Airlines, deviam ser obrigadas a desfazer a fusão, que cria a maior companhia aérea do mundo.

O acordo estabelece que as empresas aéreas se desfaçam de pontos de desembarque no Aeroporto Nacional Reagan, nos arredores de Washington, e no aeroporto LaGuardia de Nova York, considerados centrais para o negócio.

Empresas aéreas rivais de baixo custo também terão mais acesso a aeroportos em Boston, Chicago, Dallas, Los Angeles e Miami, disse o governo.

"Esse acordo tem o potencial de mudar o cenário da indústria aérea. Ao garantir uma presença maior para as empresas de baixo custo em aeroportos importantes dos EUA, o acordo assegura aos passageiros mais competição em rotas sem escalas e com conexão", disse o procurador-geral Eric Holder.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSetor de transporteAviaçãocompanhias-aereasFusões e AquisiçõesAmerican Airlines

Mais de Negócios

20 franquias baratas para quem quer deixar de ser CLT a partir de R$ 5.000

Velório de Henrique Maderite será aberto ao público em BH

Milky Moo quer crescer onde a loja não chega após faturar R$ 542 mi com milkshakes

Quais são os maiores shopping centers do Rio de Janeiro? Veja ranking