Negócios

Americana Anadarko deve vender todos seus blocos de petróleo no Brasil

Blocos da petrolífera no país são avaliados em até 5 bilhões de dólares

Plataforma de petróleo: para a Anadarko, o Brasil não é a bola da vez do setor (Alfredo Estrella/AFP)

Plataforma de petróleo: para a Anadarko, o Brasil não é a bola da vez do setor (Alfredo Estrella/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2011 às 11h34.

São Paulo – A petrolífera americana Anadarko estuda vender todos os blocos de petróleo que possui no Brasil, disse Magda Chambriard, diretora da Agência Nacional de Petróleo (ANP), à agência Bloomberg.

De acordo a Bloomberg, a Anadarko contratou os bancos Citigroup, Morgan Stanley e Scotia Waterous para estruturar a operação. A companhia encontrou petróleo em quatro blocos que perfurou: Wahoo e Itaipu, ambos no pré-sal, e Itaúna e Coalho, no pós-sal.

Segundo a imprensa internacional, suas reservas no Brasil são avaliadas entre 3 bilhões e 5 bilhões de dólares, considerando-se uma cotação de 90 dólares por barril e de 4,5 dólares por mil pés cúbicos de gás natural.

Embora as reservas do pré-sal sejam as mais vistosas do Brasil, para a Anadarko, esta não é a sua maior operação. Sair do Brasil significaria, segundo os especialistas, liberar recursos para investir nas regiões que julga mais promissoras: o Golfo do México, onde suas operações são avaliadas entre 14 bilhões e 20 bilhões de dólares, e a costa da África, onde seus ativos são estimados em, pelo menos, 7 bilhões de dólares.

A Anadarko é a maior produtora independente de petróleo dos Estados Unidos. No final de 2010, suas reservas eram estimadas em 2,4 bilhões de barris de óleo equivalentes.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoIndústrias em geralEnergiaFusões e AquisiçõesIndústriaPré-sal

Mais de Negócios

Negócio de R$ 12 mil vira líder em LED e hoje fatura R$ 200 milhões

Agência nascida em garagem aposta em IA para mudar eventos globais

Com apagão, empresa de geradores vê demanda saltar de 50 para 2.500 por dia

Rock Encantech compra Akropoli para crescer no varejo com open finance