Negócios

ALL tem lucro de R$69,2 mi no 3o trimestre

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização fechou o trimestre em 368,8 milhões de reais

Um ano antes, a ALL havia lucrado 57,9 milhões de reais (Divulgação)

Um ano antes, a ALL havia lucrado 57,9 milhões de reais (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2010 às 07h05.

São Paulo - O maior grupo independente de transporte ferroviário da América Latina, ALL, encerrou o terceiro trimestre com alta de 19,5 por cento no lucro líquido, apoiado em aumento no volume transportado.

A companhia teve um lucro líquido de 69,2 milhões de reais ante 57,9 milhões de reais um ano antes. Nos nove meses do ano, o ganho acumulado é de 223,1 milhões de reais, mais do que o dobro dos 95,4 milhões de reais obtidos no mesmo período de 2009.

A ALL registrou um aumento no volume transportado no terceiro trimestre de 8,9 por cento, para 12.002 milhões de TKU, impulsionado por exportações de commodities agrícolas no Brasil.

O desempenho foi obtido apesar de uma queda de 3 por cento no segmento industrial, impactado por interrupção de atividades de duas refinarias clientes no Brasil por 2 meses no trimestre e performance abaixo da esperada na Argentina, "com novos bloqueios em nossas ferrovias, o que representou novamente um problema".

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) fechou o trimestre em 368,8 milhões de reais, crescimento de 8,1 por cento na comparação com um ano antes. A margem caiu de 51,5 para 50,8 por cento.

Segundo a ALL, o recuo na margem ocorreu por conta de mudanças na composição de cargas transportadas no período, entre as quais, menor crescimento do volume transportado de soja e milho entre Alto Araguaia (MT) e Santos (SP), a rota mais longa e de maior lucratividade da ALL. As mudanças na composição das cargas gerou uma queda de 1,1 por cento no yield médio no Brasil.

A receita líquida no trimestre somou 725,5 milhões de reais, expansão de 9,5 por cento sobre o mesmo período de 2009.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasSetor de transporteRumo ALLInfraestruturaLogísticaLucro

Mais de Negócios

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo

De trailer usado a negócio de US$ 500 mil: a cafeteria móvel que virou caso de gestão lucrativa