AIG compra 14,86% da Sendas Distribuidora
Fatia de ações foi adquirida por 50 milhões de dólares, que serão usados na redução da dívida da Sendas
Da Redação
Publicado em 18 de fevereiro de 2011 às 18h45.
A Companhia Brasileira de Distribuição, conhecida como Grupo Pão de Açúcar, anunciou que o American International Group (AIG) comprará 14,86% do capital da Sendas Distribuidora pelo equivalente, em reais, a 50 milhões de dólares. A quantia corresponde a 157,082 milhões de ações preferenciais da Sendas Distribuidora.
Segundo comunicado do Pão de Açúcar, o dinheiro será usado para reforçar o capital da Sendas e abater parte de sua dívida, avaliada em 700 milhões de reais. O acordo também estabelece uma opção de compra de novas ações pelo Grupo AIG que poderá ser exercida em até quatro anos. Caso o grupo venha a exercer sua opção, terá direito de adquirir até 3 bilhões de novas ações preferenciais, a serem emitidas pelo Pão de Açúcar.
O preço dos papéis, nessa emissão, será fixado com base no valor de mercado da época, de modo que a quantidade de ações lançada seja suficiente para garantir o direito de subscrição do Grupo AIG, nos limites determinados pelo contrato, além de atender ao eventual interesse de compra dos demais acionistas do Pão de Açúcar.
Segundo uma avaliação do Unibanco, a emissão de até 3 bilhões de ações poderá diluir a participação dos acionistas do Pão de Açúcar em 2,6%. Para o banco, essa diluição representa um ônus bastante pequeno para os controladores, diante das vantagens do acordo fechado nesta segunda-feira (30/11) com o Grupo AIG: redução da dívida da Sendas Distribuidora, melhoria da estrutura de capital do Pão de Açúcar, corte das despesas financeiras.
A instituição avalia que os 50 milhões de dólares que serão aplicados pelo Grupo AIG no negócio ajudarão no processo de reduzir o serviço financeiro da dívida da Sendas Distribuidora em cerca de 25 milhões de reais por ano.
A Sendas Distribuidora é umaassociação entre o Pão de Açúcar e o Grupo Sendas, criada em dezembro de 2003 com o objetivo de atuar no estado do Rio de Janeiro. No ano passado, o Sendas registrou um prejuízo de 163 milhões de reais. No Brasil, a AIG mantém uma parceria com o Unibanco para atuar nos ramos de seguros e previdência privada.