Negócios

AES Elpa deixa de pagar mais uma parcela ao BNDES

O calote foi comunicado oficialmente à CVM em fato relevante

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2012 às 10h09.

São Paulo - A AES Elpa, empresa do grupo americano AES, deixou de pagar nesta terça-feira mais uma parcela, de 247 milhões de dólares, da dívida que tem com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

O não-pagamento foi anunciado oficialmente em fato relevante enviado a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A empresa também convocou assembléia geral no dia 30 de abril para discutir alternativas aos prejuízos acumulados no ano passado.

Está é a segunda vez que a AES Elpa deixa de honrar um pagamento ao BNDES. Em 31 de janeiro não quitou outra parcela, no valor de 85 milhões de dólares. A AES Elpa contraiu uma dívida de 888 milhões de dólares com o BNDES. Os recursos foram utilizados para a aquisição de 77,8% das ações ordinárias da Eletropaulo.

A empresa ainda deve 542 milhões de dólares. O não pagamento colocou a Eletropaulo na condição de inadimplente desde janeiro e permite aos credores declarar vencidas dívidas adicionais, no prazo de 90 dias a contar da data em que ficou inadimplente. O prazo termina no final deste mês.

A AES Transgras, que possui ações preferenciais da Eletropaulo, também está inadimplente. Elpa e Transgas são controladoras da Eletropaulo e juntas devem 1,13 bilhão de dólares ao BNDES. As garantias são as ações da distribuidora paulista.

Acompanhe tudo sobre:AESDívidas empresariaisEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEnergia elétricaServiços

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem