Negócios

Acordo entre estatal Chinalco e Rio Tinto pode ser cancelado

Companhia chinesa não conseguiu alcançar consenso sobre os 7,2 bilhões de dólares destinados à aquisição de bônus conversíveis em ações

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A estatal Chinalco pode desistir do acordo de 19,5 bilhões de dólares que havia fechado com a Rio Tinto em fevereiro. A empresa chinesa emprestaria o valor à anglo-australiana e duplicaria sua participação no capital do grupo, alcançando um total de 18%. Se fechado, o negócio seria o maior investimento estrangeiro da história de uma companhia chinesa.

Após semanas consecutivas de análise dos termos de transação, a Chinalco não conseguiu alcançar um consenso sobre os 7,2 bilhões de dólares destinados à aquisição de bônus conversíveis em ações que eram parte chave da proposta. Os outros 12,3 bilhões seriam pagos a acionistas minoritários em um leque de ativos da Rio Tinto no setor de mineração.

Segundo notícia veiculada pelo Financial Times, os termos dos títulos definidos em fevereiro traziam um prêmio significativo para os preços das ações da Rio Tinto, mas o valor caiu com as oscilações do mercado.

A anglo-australiana está em busca de alternativas, incluindo um negócio com a rival BHP Billiton, já que ainda tem quase 20 bilhões de dólares em dívida para arcar nos próximos dois anos.

Em comunicado oficial, a companhia avisou que tem uma série de alternativas ao acordo com a CHinalco, "alguns em estágio avançado para maximizar o valor do acionista e melhorar a estrutura de capital do grupo".
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Após crise de R$ 5,7 bi, incorporadora PDG trabalha para restaurar confiança do cliente e do mercado

Após anúncio de parceria com Aliexpress, Magalu quer trazer mais produtos dos Estados Unidos

De entregadores a donos de fábrica: irmãos faturam R$ 3 milhões com pão de queijo mineiro

Mais na Exame