Negócios

Aço bate recorde na Europa com perspectiva de sanções à Rússia

Novas medidas que proíbem a entrada de produtos siderúrgicos russos acabados na União Europeia devem entrar em vigor em breve

Aço: Os custos de energia altíssimos também interromperam operações em algumas usinas do continente, reduzindo a oferta (FG Trade/Getty Images)

Aço: Os custos de energia altíssimos também interromperam operações em algumas usinas do continente, reduzindo a oferta (FG Trade/Getty Images)

B

Bloomberg

Publicado em 21 de março de 2022 às 18h03.

Os preços do aço na Europa voltaram a atingir recorde enquanto Bruxelas se prepara para proibir importações da Rússia como parte de um aumento de sanções, ameaçando restringir ainda mais a oferta.

As taxas de referência da bobina laminada a quente no norte da Europa saltaram 10% para 1.435 euros (US$ 1.583) a tonelada na sexta-feira, de acordo com dados semanais da Kallanish Commodities. Os preços do vergalhão também subiram para novo recorde histórico.

Novas medidas que proíbem a entrada de produtos siderúrgicos russos acabados na União Europeia devem entrar em vigor em breve e operadores aumentaram os preços enquanto se preparam para redução da oferta. A UE é um mercado-chave para as siderúrgicas da Rússia - a maioria das quais pertencente a bilionários russos - e as autoridades estão tentando pressionar ainda mais Moscou após a invasão da Ucrânia.

O mercado já enfrenta a perda das exportações da Ucrânia, normalmente o quinto maior fornecedor para a Europa. Os custos de energia altíssimos também interromperam operações em algumas usinas do continente, reduzindo a oferta.

Acompanhe tudo sobre:Europaaco

Mais de Negócios

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo

De trailer usado a negócio de US$ 500 mil: a cafeteria móvel que virou caso de gestão lucrativa