Glencore: executivo-chefe da Glencore Xstrata tem trabalhado para cortar gastos e parar projetos (Sebastian Derungs/AFP)
Da Redação
Publicado em 20 de maio de 2014 às 15h18.
Nova York - A Glencore Xstrata, gigante do setor de commodities criada com a fusão da Glencore e da Xstrata há um ano, vai mudar seu nome para somente Glencore.
A decisão foi tomada hoje por acionistas na reunião geral anual da companhia e reflete a mudança na dinâmica de poder em um acordo que inicialmente foi descrito como uma "fusão de iguais".
Desde o acordo de US$ 44,6 bilhões, o executivo-chefe da companhia, Ivan Glasenberg, tem trabalhado para cortar gastos e paralisar projetos - a maioria herdados da Xstrata - visando impulsionar os preços e manter a empresa em lucro após o fim do boom global de commodities.
"Reduzimos uma grande parcela de custos desde a aquisição da Xstrata", disse Glasenberg, estimando a quantia de cortes em US$ 349 milhões.
Ele afirmou também que os projetos que a companhia decidiu manter serão finalizados em breve e que o fluxo de caixa e os lucros devem melhorar quando isso ocorrer.
Fonte: Dow Jones Newswires.