São Paulo – Mesmo com desaceleração econômica e a atenção em Pequim contra gastos exorbitantes, os bilionários do país aumentam a fortuna em um ritmo considerado acelerado. Os dados foram divulgados pelo Hurun, ranking anual com as pessoas mais ricas do China. De acordo com a publicação, o patrimônio dos cinco primeiros colocados dobrou, e a fortuna do número um chegou ao incrível número de 22 bilhões de dólares. Veja quem sãos os bilionários do país e como eles conquistaram esse volumoso patrimônio:
Idade: 68 anos Fortuna: 18,7 bilhões de dólares Empresa: Wahaha Conhecido como “rei das bebidas”, Zong Qinghou, dono do grupo Wahaha, viu sua fortuna aumentar 48%. Só o lucro com os refrigerantes chegou a 1,3 bilhão de dólares. Os bons resultados o deixaram como o segundo homem mais rico da China.
Empresa: Tencent Um dos mais jovens bilionários da lista viu sua fortuna aumentar com a valorização das ações da Tencent, empresa responsável pelo WeChat, as quais subiram mais de 50%.
Além disso, o sucesso do Weixin, ferramenta de comunicação equivalente ao Facebook, ajudou a empresa lucrar dois bilhões de dólares em 2012 e conquistar um valor de mercado de quase 90 bilhões de dólares. O resultado fez a Tencent se tornar uma das empresas mais valiosas da lista dos bilionários da Hurun.
Empresa: Great Wall Motor Pelo segundo ano consecutivo Wei Jiajun viu seu patrimônio triplicar e sua conta bancária atingir 8,4 bilhões de dólares. Wei conquistou o posto de 4º homem mais rico da China por ser dono de 35% da maior fabricante de veículos não estatal do país, Great Wall Motor.
Empresa: Country Garden A quinta posição até que não está ruim para a chinesa que em 2007 foi a número 1 da lista, com uma fortuna em torno de 18 bilhões de dólares. O resultado foi possível, pois Yang é uma das donas do Country Garden, empresa do ramo imobiliário.
Yan Bin, conhecido, também, por Dr. Chanchai, seu nome em tailandês, detém o direito chinês da bebida Red Bull, que alcançou um aumento de 40% das vendas em 2012. Mesmo com o bom desempenho e uma conta bancária bilionária, o empresário caiu duas posições e garantiu o sexto lugar da lista, empatado com Robin Li Yanhong.
Empresa: Baidu Apesar de permanecer na lista dos bilionários da China, os números não foram positivos para Robin Li Yanhong, dono da Baidu, terceiro maior servidor de busca na internet do mundo e o dominante no país. O empresário despencou três posições e viu sua riqueza diminuir pelo segundo ano consecutivo.
Empresa: Shimao Xu Rongmao é considerado o nome mais consistente da lista, já que em dez anos, ficou apenas duas vezes fora do ranking. O chinês firmou seu patrimônio com a Shimao, empresa de desenvolvimento imobiliário e investimento da China. O grupo é conhecido por realizar construções residenciais, edifícios comerciais e hotéis de grande porte.
Empresa: Suning Com o crescimento de 73% de sua riqueza, Zhang saltou para o nono lugar da lista. O ótimo desempenho de seu patrimônio foi resultado da Suning, que em 2012 se firmou no comércio eletrônico e garantiu o aumento de 39,75% das ações do grupo.
Empresa: Evergrande O chinês garantiu a décima posição da lista após sua fortuna aumentar 11%. O considerado bom desempenho foi graças as vendas de sua empresa Evergrande, uma das maiores do setor imobiliário do país, terem crescido 27%.
Empresa: Goertek O último lugar do TOP 10 ficou com Jiang Bin, dono de um patrimônio de 6,1 bilhões de dólares. O chinês, que na última lista havia ficado em 19º, conquistou a “última vaga” após lucrar com a Goertek, uma das fornecedoras da Apple.
12. Eike e 7 bilionários que viram suas fortunas despencaremzoom_out_map
Em artigo especial para a EXAME, a investidora serial em startups Cláudia Rosa argumenta que investidores e founders precisam ser realistas, até porque a IA chegou e já mexeu na zona de conforto de muitos negócios. Tudo isso, claro, sem perder a ousadia
Cuidar das finanças corporativas permitiu a True Classic se livrar da falência e alcançar um recorde histórico de faturamento – hoje ela opera com um planejamento “super meticuloso”