Exame Logo

"A experiência é a nova moeda": empresário apaixonado por NFL relata o que viu no jogo em São Paulo

Diego Ramos, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia, já foi a dezenas de jogos nos EUA. Na Neo Química Arena, gostou da emoção, mas sentiu falta de comida, bebida e 5G

Diego Ramos na partida em São Paulo: impressionado com a quantidade de americanos no estádio (Diego Brites Ramos/Arquivo Pessoal/Divulgação)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 8 de setembro de 2024 às 14h07.

Diego Brites Ramos é diretor geral da Teltec Solutions e presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE)

A minha conexão com o futebol americano se iniciou em 1994 com 16 anos de idade quando eu fui fazer um intercâmbio nos Estados Unidos e estudei numa high school do interior do Estado de Kentucky, e atuei uma temporada inteira como Kicker do time de futebol americano da escola, batendo inclusive alguns recordes do campeonato estadual daquele ano.

Depois, graças a atuação da minha empresa que possui parcerias com grandes players de tecnologia como Cisco e Microsoft que fornecem tecnologia para as grandes arenas americanas e para a própria liga NFL, tive oportunidade por diversas vezes de conhecer os bastidores in loco de como essas grandes arenas utilizam da tecnologia para elevar a experiência do fã e aumentar as receitas com vendas de mercadorias, comidas e bebidas antes, durante e após a realização das partidas.

Veja também

Como entretenimento, já tive a oportunidade também de acompanhar dezenas de jogos ao vivo em diversas cidades americanas, tanto da liga profissonal (NFL) quanto Universitária (NCAA) que é outra grande paixão do americano. Em fevereiro de 2022 tive ainda a oportunidade de conhecer os bastidores e assistir a uma final do Super Bowl realizada em Los Angeles.

Nesses anos todos, aprendi que a experiência e a nova moeda, é um ativo valiosíssimo. Os americanos são especialistas no assunto, e a vinda da NFL para São Paulo fez com que eu e um grupo de amigos viesse de Florianópolis a São Paulo para acompanhar o jogo. Minhas principais impressões do espetáculo:

Pontos positivos:

Jogo da NFL nos Estados Unidos: ainda teremos um longo caminho pela frente para chegarmos ao mesmo padrão de experiência dos americanos (Diego Brites Ramos/Arquivo Pessoal/Divulgação)

Pontos a melhorar:

Enfim, valeu pela emoção e experiência de recebermos o primeiro jogo da NFL no Brasil. Ainda fomos agraciados por um belo jogo de futebol, disputado até o último segundo e com muitos touchdowns.

Entretanto para chegarmos a ter uma experiência mais próxima do que temos nos jogos realizados nos Estados Unidos, ainda teremos um longo caminho pela frente.

E a experiência é a nova moeda!!!

NFL no Brasil: veja as fotos do jogo Eagles x Packers

Acompanhe tudo sobre:Futebol americano

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame