A estratégia da dona da Fiat ao comprar controle da bilionária DPaschoal, de serviços automotivos
Com quase 3.000 funcionários, a empresa comprada encerrou 2023 com o faturamento de 2,6 bilhões de reais
Repórter de Negócios
Publicado em 19 de janeiro de 2024 às 15h31.
Última atualização em 26 de janeiro de 2024 às 13h04.
Montadora de automóveis dona das marcas Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot, a Stellantis acaba de anunciar a compra de 70% das ações da Comercial Automotiva, empresa dona de diversas marcas de serviços automotivos, entre elas a DPaschoal.
A estratégia da gigante do setor automotivo, com a aquisição, é ampliar a participação no mercado de pós-venda e serviços multimarcas no Brasil. De acordo com a companhia, a compra faz parte de um objetivo maior, de expansão regional da Stellantis no país. A Comercial Automotiva tem 120 lojas próprias e 28 centros de distribuição de pneus e peças.
“Avançamos como uma mobility tech company, uma empresa capaz de atender a todas as necessidades de mobilidade e serviços de nossos clientes”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul. “Essa é uma das metas do plano estratégico global de longo prazo da empresa, o Dare Forward 2030 e, com essa aquisição, a Stellantis torna-se o maior distribuidor de autopeças na América do Sul".
Recentemente, a empresa comprou a Norauto, na Argentina, que também é especializada na comercialização de produtos e serviços automotivos. Também anunciou investimentos no Rio de Janeiro.
Stellantis confirma investimento de R$ 2,5 bi em fábrica no Estado do Rio até 2025
Qual a estrutura da DPaschoal
Com quase 3.000 funcionários, a Comercial Automotiva/DPaschoal encerrou 2023 com o faturamento de 2,6 bilhões de reais.
Fundada em 1949, em Campinas, a empresa se dedicou, nos seus primeiros anos, ao comércio e reparo de pneus, e diversificou sua atuação à medida que expandiu seu raio de atuação. Atualmente, opera com mais de 120 lojas próprias e 28 centros de distribuição em 14 estados brasileiros. Tem, também, uma estrutura de e-commerce.
O empresário Luís Norberto Pascoal manterá os 30% restantes das ações da companhia e seguirá como vice-presidente do conselho de administração.
“O Brasil é um dos mercados automotivos mais promissores do mundo e, por esta razão, a Stellantis estabeleceu um plano de expansão regional, a fim de aumentar sua capacidade de atendimento ao consumidor ao longo de sua jornada", diz Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis na América do Sul. "Com essa aquisição, será possível atender aos clientes de todas as marcas de veículos".
O mercado de autopeças movimentou mais de 96 bilhões de reais na América do Sul em 2022. Só no Brasil, o setor transacionou, no mesmo ano, mais de 61 bilhões de reais.
Quais são as empresas do grupo comprado
Além de atuar no setor automotivo, a DPaschoal estruturou ao seu redor diversos negócios em diferentes segmentos. As empresas que compõem o bloco adquirido pela Stellantis atendem às áreas de automotivo, educação e capacitação, além de tecnologia e inovação.
São elas:
- DPK: especializada no segmento de distribuição de peças automotivas. Conta com 17 filiais pelo país, um portfólio composto por mais de 65 fabricantes e 35.000 itens no estoque.
- KDP: solução que oferece aos revendedores e centros automotivos, diversos modelos e medidas de pneus, além de peças e acessórios.
- AutoZ: loja física que possui mais 7.000 itens em seu estoque, segmentados em peças, pneus e acessórios. O seu diferencial é a agilidade na entrega para clientes da região do ABC paulista.
- KMAXX: plataforma de soluções inteligentes, que facilita encontrar a peça certa no menor tempo.
- Recmaxx: oferece produtos, serviços e garantias que melhoram o custo-benefício do pneu recapado.
- Autocred: plataforma financeira da Cia DPaschoal para crédito.
- Maxxi Trainning: divisão do grupo DPaschoal voltada ao ensino, capacitação e atualização profissional no setor.
- Maxxipel: empresa de inovação e tecnologia da companhia DPaschoal.