17 empresas que trocaram de comando em novembro
Clique nas fotos para rever a dança de cadeiras que permeou o mês de novembro inteiro
Tatiana Vaz
Publicado em 14 de fevereiro de 2013 às 15h02.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h13.
Antonio Ramatis Rodrigues foi eleito novo presidente-executivo da Via Varejo , unidade de eletroeletrônicos e vendas online do Grupo Pão de Açúcar . Ele substitui Raphael Klein (ao lado), que estava no cargo desde a associação entre Casas Bahia e Grupo Pão de Açúcar, em 2010. Klein passará a fazer parte do Conselho de Administração da companhia. O novo presidente atua no Pão de Açúcar desde 2006 e foi diretor vice-presidente de estratégia comercial, marketing, supply chain e TI da empresa.
Pela primeira vez em toda a história da Procter & Gamble no país, um executivo brasileiro irá comandar os negócios da companhia por aqui. Alberto Carvalho assume a presidência da multinacional no lugar do egípcio Tarek Farahat (ao lado), que acaba de ser promovido para liderar as operações da P&G em toda a América Latina. Antes de ser escalado para o novo desafio, Carvalho trabalhava, desde 2007, em Boston, nos Estados Unidos, onde ocupada duas posições, respectivamente: era vice-presidente da Gillette para mercados emergentes e vice-presidente Global de Gillette, uma das marcas mais valiosas do mundo, segundo a Interbrand.
Walter Schalka deixa presidência da Votorantim Cimentos para assumir cargo a partir de presidente da Suzano no lugar de Antonio Maciel (ao lado), que estava há sete anos na empresa. Maciel deixará a gestão executiva em 31 de dezembro próximo para ser apenas membro do conselho de administração da empresa. Paulo Henrique de Oliveira Santos, diretor de desenvolvimento de negócios da Votorantim Industrial, está como presidente interino da companhia desde novembro, quando Schalka anunciou sua saída ao mercado. Com passagens também pela Ford , Maciel é apontado como o futuro CEO do Grupo Caoa no Brasil.
Como fase final da sua reestruturação no Brasil, a Nissan nomeou François Dossa, atual diretor de finanças da montadora no Brasil, como presidente das operações do fabricante japonês de automóveis no país. A efetivação do executivo começa no dia 1º de janeiro de 2013. Dossa substituirá Christian Meunier, que foi nomeado presidente da Nissan Canadá. A montadora também nomeou o gerente da Nissan Iberia, Manuel de la Guardia, como vice-presidente da empresa no mercado brasileiro. Entre as missões de Dossa está a de aumentar a presença da marca no país nos próximos três anos e o de lançar, até 2016, oito novos modelos de carros.
Com o intuito de recuperar a confiança dos investidores, o empresário Eike Batista , homem mais rico do país, arquitetou mudanças no comando e cargos diretivos da principal empresa X. O novo grupo de executivos, que seria apresentado pelo empresário a investidores americanos no mês, inclui Luiz Carneiro, que assumiu o cargo de diretor-presidente da OGX Petróleo & Gás. Carneiro é um dos cinco executivos de alto escalão nomeados para o grupo desde junho.
A empresa de logística do grupo empresarial de Eike também teve alterações de comando. Marcus Berto assumiu, no último dia de novembro, o comando da companhia no lugar de Otávio Lazcano, que passará a cuidar apenas ao cargo de diretor financeiro do grupo EBX. Berto acumulará também a função de diretor de relações com investidores. Lazcano estava há três anos no posto de presidente e de diretor de relações com investidores da companhia. Ele continuará participando das decisões da LLX como membro do conselho de administração da empresa e será responsável pelo desenvolvimento de oportunidades no setor de logística na EBX.
A estratégia da Nextel de diminuir preços para conseguir competir com a telefonia móvel 2G e 3G, adotada no ano passado, fez com que os resultados da sua controladora, a NII Holdings, desabassem, disse na conferência de resultados o CEO da NII, Steve Dussek. O fato motivou a demissão do então presidente da Nextel no Brasil, Sérgio Chaia (ao lado), também anunciada nesta semana. Além da troca de comando, a NII anunciou que sacrificará sua base brasileira de assinantes, desativando mais de 350 mil usuários para poder voltar a ter resultados positivos em 2013. Oficialmente, a Nextel ainda não definiu quem será o novo presidente da empresa no país.
Marcos Molina (ao lado), maior acionista e atual CEO do Grupo Marfrig , deve deixar o principal cargo do grupo para seguir apenas como presidente do conselho da holding de alimentos a partir de janeiro de 2014. O cargo deverá ser ocupado até lá por Sérgio Rial, que deixou o cargo de presidente da Cargill para assumir o desafio. Por enquanto, Rial assume a presidência executiva da Seara Foods e inicia um processo de transição pelo qual o executivo passará até chegar à liderança da companhia.
José Seripieri Filho, fundador da Qualicorp, assumiu o posto de presidente executivo da companhia em 15 de novembro, no lugar de Heráclito de Brito Gomes. O comunicado atribui a saída de Gomes a “razões estritamente pessoais”. O executivo, porém, continuará atuando na Qualicorp em “projetos estratégicos.”
A Construtora Delta está preste a mudar mais uma vez seu presidente do conselho. O posto de Carlos Alberto Verdini pode passar a ser ocupado por Dionísio Janoni, diretor de operações da companhia. A mudança de presidente do conselho ocorre pela segunda vez, em menos de um ano, na empresa. Em abril, Fernando Cavendish (ao lado) abriu mão da presidência do conselho. Na ocasião, a Delta era investigada por manter ligações com contraventor Carlinhos Cachoeira.
Depois de um escândalo provocado por seu ex-apresentador Jimmy Savile, acusado de abuso sexual por centenas de meninas e adolescentes, a missão de controlar a BBC foi incumbida para Tony Hall, de 61 anos. Tonny assume o desafio a partir de março. Hall trabalhou na BBC por 28 anos, incluída uma década como chefe do noticiário, antes de assumir o comando da Royal Opera em 2001. Ele sucederá George Entwistle, que pediu demissão em 10 de novembro após ficar somente 54 dias como diretor-geral da emissora.
A aposentadoria de Marc Caira, vice-presidente executivo adjunto da divisão de serviços alimentícios da Nestlé Professional, desencadeou uma série de mudanças na companhia. Caira se aposentará no fim de abril, depois de 36 anos no grupo, e será substituído por Martial Rolland, que hoje atua como diretor de mercado da Nestlé França. No lugar de Rolland, assume o atual CEO da Nespresso, Richard Girardot, a partir de 1º de abril. Com a mudança, o vice-presidente executivo de RH, Jean-Marc Duvoisin, passa para o posto de Girardot na Nespresso que, por sua vez, será substituído por Peter Vogt, atual diretor de mercado da Nestlé Malásia e Cingapura.
Paul Ottelini, de 62 anos, surpreendeu o mercado ao anunciar que irá se aposentar em maio da liderança da Intel, cargo que ocupa desde o segundo trimestre de 2005. Ottelini foi o quinto presidente-executivo da companhia desde sua criação. Segundo a companhia, processo de "transição de liderança" deve durar seis meses.
O McDonald´s usou na troca de gestão a mesma rapidez com que monta os lanches para entregar aos clientes nas lanchonetes. Depois de um resultado bem aquém do esperado, a rede anunciou – no mesmo dia de divulgação do balanço – a troca do comando nos Estados Unidos. A partir do dia 01 de dezembro, Jeff Stratton vai suceder Jan Fields no posto de presidente da companhia. Fields estava na companhia há 35 anos e participou de importantes iniciativas na rede, como a expansão do menu de cafés e a adoção de um cardápio mais saudável para os lanches infantis do McDonald’s.
Depois de se associar ao Banco Itaú, o BMG decidiu profissionalizar a administração e anunciou a troca do comando. Alcides Tápias, ex-ministro do desenvolvimento da indústria e comércio exterior, vai assumir a presidência do conselho de administração do banco e Antonio Hermann, ex-vice-presidente do Banespa, será o novo presidente-executivo. A indicação de Tápias ainda será submetida à aprovação da Assembleia Geral e o de Hermann à aprovação do conselho de Administração.
Na Vanguarda, Arlindo de Azevedo Moura foi eleito como novo diretor-presidente pelos conselhos de administração da empresa de produtos agrícolas. Ele assume o cargo a partir de 1o de janeiro de 2013. Eduardo de Come foi escolhido para o cargo de diretor de Relações com Investidores, função que acumulará às suas atribuições de diretor financeiro, também com efeito a partir de janeiro.
O conselho de administração da Volvo Car nomeou Håkan Samuelsson para assumir o cargo de CEO da montadora no lugar de Stefan Jacoby. Em setembro, Jacoby havia anunciado que se afastaria do cargo após sofrer um acidente vascular cerebral, que comprometeu os movimentos de sua perna e braço direitos. Depois disso, ele concordou abrir mão do cargo de maneira amigável. O novo CEO da companhia tem 35 anos de experiência em posições de liderança na indústria automotiva e, desde 2010, ele era membro independente do conselho de administração do grupo Volvo Car.
Mais lidas
Mais de Negócios
Quanto aumentou a fortuna dos 10 homens mais ricos do mundo desde 2000?Esta marca brasileira faturou R$ 40 milhões com produtos para fumantesEsse bilionário limpava carpetes e ganhava 3 dólares por dia – hoje sua empresa vale US$ 2,7biOs 90 bilionários que formaram a 1ª lista da Forbes — três eram brasileiros