São Paulo - Fechar unidades não é uma decisão fácil para as companhias, mas muitas vezes é uma estratégia necessária. Durante 2013, dezenas de companhias no Brasil e no mundo optaram por encolher para conseguir salvar seus negócios. Veja, a seguir, 15 empresas que fecharam fábricas em 2013:
Em novembro, a Semp Toshiba Informática encerrou as atividades na Bahia. Depois de quase 14 anos no mesmo local, a fábrica de notebooks e desktops, localizada em Águas Claras, região metropolitana de Salvador, teve sua produção transferida para a Zona Franca de Manaus, onde a empresa já produz aparelhos de áudio e vídeo.
Também em novembro, a Heinz, fabricante americana de ketchup e feijões enlatados, anunciou fecharia uma fábrica no Canadá e outras duas nos Estados Unidos. Segundo a companhia, a decisão visa "eliminar capacidades excedentes para tornar a empresa mais competitiva em um ambiente difícil".
A Vicunha fechou sua unidade na cidade de Americana, interior de São Paulo. A fábrica da Vicunha em Americana era a única no país que ainda produzia fio de viscose. Desde o início da década de 80, a companhia operava na região, mas a produção tinha começado bem antes disso com a Snia-Viscose, no final da década de 40.
A Mabe Brasil, dona das marcas Dako, GE e Continental, entrou em maio com pedido de recuperação judicial. Ao mesmo tempo, a empresa anunciou também o fechamento da sua unidade de Itu, no interior de São Paulo, onde fabricava lavadoras.
Em abril, a americana Dow Chemical anunciou o fechamento da fábrica de tolueno diisocianato (TDI), localizada em Camaçari, na Bahia. Segundo a companhia, a decisão de fechar a fábrica foi muito difícil, dado o forte compromisso da Dow com a indústria de poliuretanos e com os mercados atendidos pelo produto TDI no Brasil e na América Latina.
Em 2013, a Ford confirmou que planeja encerrar suas atividades na Bélgica. Até 2014, a linha de produção da unidade vai parar e cerca de 4.300 pessoas perderão seus empregos. De acordo com comunicado da companhia, a reestruturação das operações no mercado europeu é fundamental para fortalecer os negócios da Ford no mundo.
Depois de reduziu o valor de suas operações globais em 3,5 bilhões de dólares, a Tesco e anunciou planos de sair dos Estados Unidos. A Tesco é o terceiro maior grupo varejista do mundo depois de Walmart e Carrefour e encerrou suas atividades no mercado americano em abril.
A Teka encerrou as atividades na filial fabril de Itapira, interior de São Paulo. A unidade era responsável por finalizar a produção de edredons. Segundo comunicado, os 370 colaboradores do local haviam sido informados sobre a decisão, assim como o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Campinas e Região.
A Blockbuster fechou mais de 60 lojas na Inglaterra. Não foi informado, no entanto, se as outras 91 lojas britânicas terão o mesmo destino, mas acredita-se que em poucos meses todas as unidades serão fechadas.
17. Agora, veja 20 empresários que atraíram os holofotes em 2013zoom_out_map