Mundo

Zona do euro pode crescer 6,5% em 2020, diz UE

A zona do euro pode registrar um crescimento anual de 6,5% em 2020 se os países europeus adotarem a consolidação fiscal e reformas rigorosas no mercado de trabalho, afirmou hoje Gert Jan Koopman, diretor de Assuntos Econômicos e Financeiros da Comissão Europeia. Koopman fez essas declarações em um workshop financeiro promovido pela União Europeia na […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

A zona do euro pode registrar um crescimento anual de 6,5% em 2020 se os países europeus adotarem a consolidação fiscal e reformas rigorosas no mercado de trabalho, afirmou hoje Gert Jan Koopman, diretor de Assuntos Econômicos e Financeiros da Comissão Europeia. Koopman fez essas declarações em um workshop financeiro promovido pela União Europeia na Expo Mundial em Shangai.

Koopman disse ainda que a estrutura existente na economia europeia pode resultar em um crescimento anual de cerca de 1,5% nos próximos anos, uma taxa de crescimento muito baixa para muitos países que precisam lidar com o aumento rápido da população idosa e consequente aumento da dívida do governo.

Para Koopman, taxas elevadas de crescimento podem ser conquistadas pelos países europeus que adotarem reformas agressivas como a mudança na idade de aposentadoria, programas de crescimento do trabalho e regras regulatórias dirigidas aos setores de baixo crescimento, como energia.

Essas previsões otimistas, entretanto, foram recebidas com certo ceticismo por parte da audiência chinesa. O chefe do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Conselho de Estado da China, Chen Daofu, disse que "que será muito difícil que a Europa consiga atingir a meta de 6,5% de crescimento exatamente por causa dos programas de aperto mencionados". Para Chen, essa taxa de crescimento normalmente só é vista em países em estágio de desenvolvimento. Mas Koopman rebateu dizendo que "para alguns países europeus isso é questão de sobrevivência". As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Prazo para saída dos EUA da OMS termina sem pagamento de dívida

EUA busca acordo para mudança de regime em Cuba até fim do ano, diz jornal

Trump formaliza 'Conselho da Paz' nesta quinta-feira, 22

Trump diz que se reunirá com Zelensky e que um acordo com a Rússia está 'próximo'