Mundo

Zelensky recusa visita de secretário-geral da ONU após participação na cúpula do Brics

Guterres também reforçou aos participantes do Brics a necessidade de uma "paz justa" na Ucrânia, retomando as palavras de Zelensky em seu “plano para a vitória”

Zelensky recusa visita de Guterres em Kiev após participação do secretário-geral da ONU na cúpula do Brics (Leandro Fonseca/Exame)

Zelensky recusa visita de Guterres em Kiev após participação do secretário-geral da ONU na cúpula do Brics (Leandro Fonseca/Exame)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 25 de outubro de 2024 às 13h28.

Última atualização em 25 de outubro de 2024 às 13h32.

Tudo sobreVolodymyr-Zelensky
Saiba mais

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, recusou-se a receber o secretário-geral da ONU, António Guterres, em Kiev após sua participação na cúpula do Brics em Kazan, na Rússia. A presença de Guterres no evento gerou críticas de Kiev, que classificou a visita como uma "escolha ruim" e prejudicial à "reputação da ONU".

“Depois de Kazan, [Guterres] queria visitar a Ucrânia, mas o presidente não confirmou sua visita (...) pela humilhação da razão e do direito internacional em Kazan”, disse uma fonte anônima da Presidência ucraniana à AFP.

Encontro de Guterres com Putin

Durante a cúpula, Guterres se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, e reiterou que a invasão russa é uma "violação do direito internacional", conforme comunicado de seu porta-voz. O Kremlin não se pronunciou oficialmente sobre as discussões entre os dois líderes.

Guterres também reforçou aos participantes do Brics a necessidade de uma "paz justa" na Ucrânia, retomando as palavras de Zelensky em seu “plano para a vitória”.

O Brics, originalmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, expandiu-se para incluir Egito, Irã, Etiópia e Emirados Árabes Unidos, marcando um novo capítulo no cenário internacional e gerando reações diversas, especialmente por parte da Ucrânia.

Acompanhe tudo sobre:ONUBricsVolodymyr-ZelenskyVladimir Putin

Mais de Mundo

Drone ucraniano atinge prédio de 37 andares na Rússia; veja vídeo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD