Zelensky, Erdogan e Guterres vão se reunir na quinta na Ucrânia
Reunião é para examinar a implementação do acordo internacional assinado em Istambul em julho para permitir as exportações de cereais da Ucrânia
AFP
Publicado em 16 de agosto de 2022 às 15h23.
Última atualização em 16 de agosto de 2022 às 17h01.
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, viajará na quinta-feira, 18, para a Ucrânia , onde participará de uma reunião com os presidentes do país, Volodimir Zelensky , e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou seu porta-voz nesta terça-feira, 16.
"Por convite do presidente Volodimir Zelensky, o secretário-geral estará em Lviv na quinta-feira para participar de uma reunião trilateral com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o líder ucraniano", disse Stéphane Dujarric em coletiva de imprensa.
Leia também:Putin acusa EUA de tentar "prolongar" o conflito na Ucrânia e "desestabilizar" o mundo
Na reunião, eles "examinarão" a implementação do acordo internacional assinado em Istambul em julho para permitir as exportações de cereais da Ucrânia, "no qual a Turquia é um elemento-chave", acrescentou.
"Uma série de questões serão levantadas em geral, como a necessidade de uma solução política para o conflito. Não tenho dúvidas de que a questão da usina nuclear [ em Zaporizhzhia ] e outras também serão discutidas", disse Dujarric, especificando que haverá também uma reunião bilateral entre o presidente ucraniano e o secretário-geral.
Na sexta-feira, Guterres irá para Odessa, um dos três portos ucranianos utilizados no âmbito do acordo internacional, que já permitiu a saída de 21 navios carregados de milho e trigo.
O chefe da ONU encerrará esta viagem no sábado em Istambul para visitar o Centro de Coordenação Conjunta (JCC) encarregado de supervisionar o acordo.
Veja também:
EUA testa míssil intercontinental em meio a tensões com a China
Exército russo anuncia explosão de munições em base russa na Crimeia