Mundo

Xi e Putin se reúnem na China após teste nuclear norte-coreano

A Coreia do Norte realizou seu primeiro teste com bomba de hidrogênio neste domingo (3)

Vladimir Putin e Xi Jinping: Presidente da Rússia e líder chinês a se encontraram em Xiamen, na China (Sputnik/Konstantin Zavrazhin/Kremlin via Reuters/Reuters)

Vladimir Putin e Xi Jinping: Presidente da Rússia e líder chinês a se encontraram em Xiamen, na China (Sputnik/Konstantin Zavrazhin/Kremlin via Reuters/Reuters)

E

EFE

Publicado em 3 de setembro de 2017 às 10h59.

Última atualização em 3 de setembro de 2017 às 11h15.

Xiamen - O presidente chinês, Xi Jinping, manteve neste domingo (3) na cidade de Xiamen um encontro bilateral com seu colega russo, Vladimir Putin, pouco depois da confirmação do sexto teste nuclear da Coreia do Norte.

Ainda que não haja informações sobre o tema central da reunião, a agência oficial "Xinhua" destacou que o presidente chinês pediu a Putin esforços conjuntos para "promover a paz e o desenvolvimento mundial".

"Faremos tudo o que estiver em nossas mãos para que a cúpula seja realizada ao mais alto nível", destacou Putin no encontro, o quarto entre os governantes neste ano.

Paralelamente a esta reunião, os ministérios de Relações Exteriores chinês e russo condenaram o teste nuclear atômico conduzido hoje pelo vizinho regime de Kim Jong-un.

Pequim pediu a Pyongyang que respeite as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, "deixe de tomar decisões equivocadas" e volte "de forma real ao caminho do diálogo".

A Rússia tachou o teste norte-coreano de "séria ameaça para o mundo" e insistiu que todas as partes envolvidas no conflito na península da Coreia devem voltar a conversar.

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesChinaConselho de Segurança da ONUCoreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)MísseisRússiaTestes nuclearesVladimir PutinXi Jinping

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos